Papa Francisco 'mantém repouso' após insuficiência respiratória, diz boletim de terça-feira (4)
Ventilação mecânica foi retomada após dois episódios de insuficiência
O Papa Francisco dormiu a noite toda e 'mantém seu repouso' após quadro de insuficiência respiratória, segundo o boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (4) pelo Vaticano. A ventilação mecânica não invasiva foi retomada.
O pontífice de 88 anos está internado há 19 dias no hospital Gemelli, em Roma, devido à bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral.
Na noite de segunda-feira (3), o papa teve dois episódios de insuficiência respiratória aguda. A situação foi ocasionada por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncospasmo.
Devido ao quadro, foram realizadas duas broncoscopias com a necessidade de aspiração de secreções abundantes.
O comunicado aponta ainda que os exames de sangue do papa permaneceram inalterados, sem sinais de novas infecções
Veja também
“A prognose continua reservada e o quadro clínico do Papa segue complexo. No entanto, Francisco permaneceu sempre vigilante”, diz o último boletim médico.
INTERNADO HÁ MAIS DE QUINZE DIAS
Uma crise respiratória de broncoespasmo já havia sido registrada na sexta-feira (28) e voltou a preocupar, pouco depois de uma fonte do Vaticano anunciar sua saída do estado "crítico".
Na manhã de segunda-feira, a Santa Sé anunciou que seu estado era estável e que não havia precisado ventilação mecânica não invasiva nas últimas horas. A situação, entretanto, se reverteu durante a noite.