Papa Francisco faz apelo contra ‘espiral de violência’ no Oriente Médio

Francisco disse que acompanha situação com 'preocupação e dor"

Escrito por Redação ,
Papa Francisco
Legenda: Papa Francisco no Vaticano
Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP

O papa Francisco fez um “apelo urgente” neste domingo (14), para que o Oriente Médio não entre em uma "uma espiral de violência” com risco de um conflito ainda maior. Na mensagem, o pontífice ainda pediu para que a comunidade internacional possa ajudar tanto Israel quanto a Palestina, "dois Estados vizinhos".

"Apelo urgentemente a que se ponha termo a todas as ações que possam alimentar uma espiral de violência com o risco de arrastar o Oriente Médio para um conflito ainda maior. Ninguém deve ameaçar a existência de outro"
Papa Francisco

O religioso ainda ressaltou que acompanha com "preocupação e também com dor" a troca de agressões entre Israel e Irã.

"Todas as nações estão do lado da paz e ajudam os israelenses e os palestinos a viver em dois Estados, lado a lado, em segurança, que é o seu desejo profundo e legítimo e o seu direito. Dois Estados vizinhos", completou.

Veja também

Na fala aos fiéis, Francisco ainda pediu "um rápido cessar-fogo em Gaza" e "determinação para ajudar a população precipitada numa catástrofe humanitária e para libertar rapidamente os reféns raptados há meses”.

“Tanto sofrimento, rezemos pela paz. Basta de guerra, basta de ataques, basta de violência, que haja diálogo e paz", concluiu Francisco.

Israel x Irã

Na noite de sábado (13), o Irã lançou um ataque com cerca de 200 drones contra Israel como uma resposta militar a um bombardeio contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, no dia 1º de abril.

"Com base no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas relativo à defesa legítima, a ação militar do Irã ocorreu em resposta à agressão do regime sionista [em referência a Israel] contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco [em referência ao ataque à embaixada iraniana na Síria, ocorrido em 1º de abril]. O assunto pode ser considerado concluído",  disse a Missão Diplomática do Irã no X, antigo Twitter. 

Em meio à ofensiva, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse, em comunicado, que Israel estava preparado para eventuais ataques do Irã. “Determinamos um princípio claro: quem nos ferir, também será ferido. Nos defenderemos contra qualquer ameaça e faremos isso com equilíbrio e determinação”, afirmou.

Assuntos Relacionados