Museu italiano denuncia turistas que quebraram cadeira de cristais Swarovski para tirar foto
Intitulada "Van Gogh", a obra de Nicola Bolla foi adquirida em 2022 pelo equipamento cultural, inspirada em uma cadeira que aparece nas pinturas de Vincent Van Gogh

O museu italiano Palazzo Maffei, em Verona, informou que denunciou um turista que quebrou uma cadeira feita de centenas de cristais Swarovski após sentar-se nela. "O pesadelo de qualquer museu", escreveu a instituição nas redes sociais.
Um vídeo do momento em que o objeto é danificado foi registrado por câmeras de segurança e compartilhado pelo equipamento cultural, que espera, assim, "começar uma verdadeira campanha para conscientizar sobre o valor da arte e o respeito que ela merece".
"Um gesto irresponsável causou sérios danos à cadeira 'Van Gogh', de Nicola Bolla, um trabalho muito delicado", criticou a administração. A obra foi adquirida em 2022, inspirada na cadeira de palha que aparece em uma das pinturas do artista Vicent Van Gogh.
Como a cadeira foi quebrada?
Segundo os responsáveis pelo museu, os turistas — o homem estava acompanhado de uma mulher — esperaram os vigilantes do equipamento saírem do local para simular que sentavam na obra de arte e registrar em fotografia. Apesar de muito próximo, a mulher conseguiu evitar tocar na cadeira, mas o homem sentou-se nela e o objeto desabou.
Os visitantes fugiram antes da chegada dos funcionários, e ainda não foram identificados pela polícia. No entanto, segundo o Palazzo Maffei, o objeto já foi restaurado e está novamente exposto para o público. "É um gesto estúpido, mas vejo um lado positivo e artístico nisso", comentou o autor da obra ao jornal italiano Fanpage.
Denúncia
A diretora do museu, Vanessa Carlon, afirmou ao Fanpage que foi apresentada uma denúncia contra o casal. "Devo dizer que os Carabinieri [polícia italiana] levam o assunto muito a sério, eles se aprofundarão com muito cuidado”, garantiu ela.