Marinha da Indonésia confirma que submarino afundou após destroços serem encontrados

Equipamento KRI Nanggala estava sumido desde quarta-feira (21) com 53 pessoas a bordo

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Barco em busca de submarino afundado na Indonésia
Legenda: Equipes de resgate detectaram objetos do submarino na área em que o equipamento afundou.
Foto: Sonny Tumbelaka/AFP

As autoridades indonésias confirmaram, neste sábado (24), que o submarino KRI Nanggala afundou após a descoberta de destroços no mar. A nave estava desaparecida na costa de Bali com 53 pessoas a bordo desde a quarta-feira (21).

"Com base nos elementos que encontramos e que vêm do 'KRI Nanggala', mudamos a situação do submarino de 'desaparecido' para 'afundado'", sinalizou Yudo Margono, porta-voz da Marinha da Indonésia, em uma entrevista coletiva. As equipes militares mobilizadas encontraram destroços do submarino e objetos de dentro do equipamento. 

A Marinha estimou que a tripulação tinha oxigênio para sobreviver 72 horas em caso de pane elétrica, prazo terminado no começo deste sábado no local, o que torna a existência de sobreviventes improvável.

Detecção de mancha de óleo

Além disso, uma mancha de óleo também foi detectada na área onde o submarino naufragou, sugerindo que o tanque tinha se rompido por um eventual problema técnico no aparelho.

As autoridades militares anunciaram que a nave poderia ter afundado a cerca de 700 metros, — profundidade maior do que aquela que poderia ser suportada pelo equipamento, fabricado há 40 anos.

O 'KRI Nanggala 402', confeccionado na Alemanha, solicitou autorização para submergir na quarta pela manhã no âmbito de manobras militares e desapareceu desde então. Países como Estados Unidos, Austrália, Singapura, Malásia e Índia auxiliaram nas buscas.