Land Rover pausa exportações de carros para os EUA após tarifaço de Trump
Presidente dos Estados Unidos anunciou taxa de 25% aos carros importados
A montadora de carros Jaguar Land Rover, conhecida por modelos de luxo, anunciou neste sábado (5) que vai interromper por um mês o envio de carros fabricados na Grã-Bretanha aos Estados Unidos.
Durante a pausa, a empresa deve entender como mitigar os efeitos da tarifa de 25% imposta pelo presidente Donald Trump.
Veja também
O mandatário dos Estados Unidos anunciou nesta semana um tarifaço, com elevação das tarifas de importação de produtos de diversos países.
"Enquanto trabalhamos para ajustar os novos termos comerciais com nossos parceiros de negócios, estamos tomando algumas ações de curto prazo, incluindo a pausa nas remessas em abril, enquanto desenvolvemos nossos planos de médio e longo prazo", disse a Jaguar Land Rover em comunicado.
Os Estados Unidos são o segundo maior importador de automóveis fabricados na Grã-Bretanha, segundo dados do SMMT reportados pelo g1.
A Jaguar Land Rover é uma das maiores produtoras britânicas, e as exportações aos EUA representam quase 25% do total de vendas. São vendidos 400 mil modelos do Range Rover Sport e Defender anualmente.
TARIFAÇO DE TRUMP
Donald Trump anunciou na quarta-feira (2) uma cobrança de 25% sobre carros importados pelos Estados Unidos. Além disso, tarifas recíprocas foram anunciadas contra países que possuem relações comerciais com os EUA.
São mais de 180 países atingidos, como China (34%), Coreia do Sul (25%), Japão (24%) e União Europeia (20%). Para o Brasil, a tarifa é de 10%.
A China anunciou tarifas recíprocas de 34% a todos os bens importados dos Estados Unidos. O país também adicionou 11 empresas dos EUA à "lista de entidades não confiáveis" para "salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento".