Irã apreende navio alegando ligação com Israel; ministro israelense reage acusando 'pirataria'

Operadora da embarcação confirmou a apreensão e disse que trabalha com as autoridades competentes para resolver a questão

Escrito por Redação ,
Helicóptero iraniano aborda navio português
Legenda: Abordagem do MSC Aries foi realizada por militares em um helicóptero.
Foto: Reprodução / IRNA

A Guarda Revolucionária Iraniana apreendeu um navio de carga português, neste sábado (13), no Estreito de Ormuz. A força militar alegou que ele estaria “ligado a Israel”.  

Ao que informou a agência de notícias estatal iraniana IRNA, a embarcação, chamada MSC Aries, foi abordada por um helicóptero das forças especiais da Marinha da Guarda, que a levou para águas territoriais do Irã.

Veja também

A operadora do Aries, a MSC, confirmou a apreensão e disse que trabalha com as autoridades competentes para haver um retorno seguro do navio e pelo bem-estar dos 25 tripulantes.

Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, se manifestou nas redes sociais e declarou que Teerã pratica pirataria e que, por isso, deveria ser alvo de sanções.

“O regime do aiatolá de Khamenei é um regime criminoso que apoia os crimes do Hamas e está conduzindo uma operação pirata que viola o direito internacional”, disse Katz no X, antigo Twitter.

Conforme noticiou o g1, o porta-voz militar de Israel, o contra-almirante Daniel Hagari, falou que “o Irã sofrerá as consequências por escolher agravar ainda mais esta situação”.

A Zodiac Maritime dona da Gortal Shipping, esclareceu em um comunicado que a subsidiária aluga a embarcação para a MSC. Pelo que alegou a empresa, a operadora é responsável por todas as atividades do navio. A Zodiac é parcialmente propriedade do empresário israelense Eyal Ofer.

Assuntos Relacionados