Ilha de Tonga, no Pacífico Sul, decreta lockdown após registrar o primeiro caso de Covid-19

O país formado por mais de 150 ilhas era um dos poucos do mundo sem registos da doença desde o início da pandemia

Escrito por AFP e Diário do Nordeste ,
Pessoas em ponto de vacinação
Legenda: Vacinação ocorre na capital de Tonga
Foto: ELEANOR GEE / AFP

Quatro dias após registrar o primeiro caso desde o início da pandemia de Covid-19, a ilha de Tongatapu, localizada no pequeno país Tonga, no Pacífico Sul, resolveu decretar lockdwon. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (1º).

Serão fechadas escolas, bares e restaurantes e haverá toques de recolher noturnos, além do isolamento social em casa. Moradores do arquipélago só poderão sair para serviços essenciais. 

Veja também

Quatro dias antes, o primeiro-ministro de Tonga, Pohiva Tuionetoa, já havia alertado sobre a possibilidade. Segundo o ministro informou na sexta-feira (29), o lockdown ainda não seria imposto no fim de semana devido ao período de incubação do vírus.

No entanto, ele frisou que esse tempo deveria ser usado para "se preparar, caso existam mais casos confirmados'. 

A maior parte dos 106 mil habitantes de Tonga vive na ilha de Tongatapu, e pouco menos de um terço deles já recebeu o ciclo completo de vacinação contra a Covid-19.

Segundo as autoridades locais, a pessoa que testou positivo recebeu a segunda dose da vacina em meados de outubro. O caso foi identificado em uma pessoa que permanece em isolamento, após retornar ao arquipélago em um voo de repatriação da Nova Zelândia.

O pequeno reino do Pacífico Sul, formado por mais de 150 ilhas, era um dos poucos países do mundo sem registos da doença até agora.

Primeiro infectado 

O voo de repatriação incluía integrantes da equipe olímpica de Tonga que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio, e ainda não tinham retornado ao país desde o fim das competições. 

Os atletas, que receberam a vacina antes de partir para o Japão, foram forçados a permanecer na Nova Zelândia pela falta de voos regulares para Tonga, que estão suspensos até março de 2022. 

O Ministério da Saúde da Nova Zelândia, por sua vez, confirmou que o indivíduo infectado tinha testado negativo antes de o voo deixar Christchurch, cidade que tem apenas quatro casos ativos de Covid-19 neste momento, todos na mesma residência.

Assuntos Relacionados