Rússia registra aumento de mortes por Covid-19 e Moscou entra em lockdown

Serviços não essenciais foram fechados na capital do país, que registrou mais de mil mortes pela doença em apenas um dia

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Militares do Ministério de Emergências da Rússia desinfetam a estação ferroviária Savelovsky, de Moscou
Legenda: Diante de novos recordes de mortes e contágios por Covid-19 na Rússica, a capital Moscou adotou medidas de lockdown.
Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

A Rússia registrou novos recordes de mortes e contágios por Covid-19 em um só dia, nesta quinta-feira (28). Isso fez com que a capital Moscou adotasse novamente medidas de lockdown

Veja também

Restaurantes, salões de beleza, lojas de roupa ou móveis, academias, escolas de dança e outros serviços considerados "não essenciais" ficarão fechados até 7 de novembro.

Segundo o prefeito Sergei Sobyanin, estão autorizados apenas o funcionamento de locais de venda de medicamentos, alimentos e artigos de primeira necessidade.

Há várias semanas, a Rússia vem renovando os recordes diários de mortes e infecções por Covid-19. Segundo números divulgados pelo governo, 1.159 pessoas morreram e 40.096 foram infectadas com o coronavírus nas últimas 24 horas no país. 

O número total de mortes supera 235.000, conforme dados do governo, o que faz da Rússia o país mais afetado pela doença na Europa. Já a agência nacional de estatísticas, que tem uma definição mais ampla das mortes por Covid-19, anunciou no fim de agosto um balanço de mais 400.000 mortes por coronavírus. 

Vacinação

Apenas cerca de 49 milhões de russos - cerca de um terço dos quase 146 milhões de pessoas do país - estão totalmente vacinados. O país foi o primeiro do mundo a autorizar uma vacina contra o coronavírus, em agosto de 2020. Mas a campanha de vacinação caiu no meio de um ceticismo público generalizado, causado por sinais conflituosos dados pelas autoridades.

O jornal diário Kommersant, citando duas fontes anônimas próximas da administração presidencial, noticiou que o relançamento da campanha estava em curso. A nova campanha prestaria mais atenção às mais de 80 regiões da Rússia e daria um tom menos agressivo e negativo do que a anterior, diz a matéria.

A campanha existente salientou frequentemente o risco de morte para os russos que se recusam a ser vacinados em vez de associar a vacinação à liberdade de estar isento de restrições ao estilo de bloqueio, afirmou a reportagem.

Empresas devem suspender operações

Numa tentativa de conter a propagação do vírus, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou um período sem trabalho entre 30 de outubro a 7 de novembro em todo o país, quando a maioria das organizações estatais e empresas privadas devem suspender as operações.

Ele encorajou as regiões mais afetadas a iniciarem mais cedo o período de recesso, e algumas introduziram a medida já no início desta semana.

O acesso a museus, teatros, salas de concertos e outros locais está limitado a pessoas que possuem passes sanitários para provar que foram vacinados ou estão recuperadas da Covid, uma prática que permanecerá em vigor mesmo depois de 7 de novembro.

Putin também deu instruções sobre o fechamento de discotecas e outros locais de entretenimento e ordenou a permanência em casa de pessoas não vacinadas com mais de 60 anos.

Assuntos Relacionados