Colômbia vacinará contra a Covid 7,1 milhões de crianças entre 3 e 11 anos com Sinovac

Menores de idade passam a ser público-alvo da imunização a partir deste domingo (31)

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
CRIANÇAS VACINADAS CONTRA A COVID NA COLÔMBIA
Legenda: Governo justifica que retorno seguro às salas de aula depende da imunização dessa faixa etária
Foto: Rami al Sayed/AFP

Crianças entre 3 e 11 anos da Colômbia passarão a ser vacinadas contra a Covid-19 a partir deste domingo (31)  com o imunizante chinês da Sinovac. A informação foi compartilhada pelo presidente do país, Iván Duque, em publicação nas redes sociais. 

“Abriremos a vacinação a meninas e meninos de 3 a 11 anos com a vacina da Sinovac”, anunciou no Twitter.

O ministro da Saúde, Fernando Ruiz, apontou que o "objetivo é vacinar aproximadamente 7,1 milhões de crianças nessa faixa etária”.

Veja também

Retorno seguro

Embora as crianças mais novas tenham menos probabilidade de desenvolver formas graves da Covid-19, elas ainda podem ficar doentes e transmitir o vírus para o resto da população.

Imunizá-los permitirá "seu retorno seguro às salas de aula", observou Ruiz. Segundo o governo colombiano, 95% das escolas de ensino fundamental e médio já abriram suas portas neste país de 50 milhões de habitantes.

Após superar seu pior pico do coronavírus entre abril e junho deste ano, a Colômbia vive uma atenuação da pandemia.

Os oito milhões de habitantes da capital Bogotá se preparam para a volta dos eventos de massa sem restrição de lotação em meados de novembro.

Para autorizar a vacinação de crianças, o Ministério da Saúde "partiu do passe livre dado pelo Invima", o regulador de medicamentos da Colômbia, explicou Ruiz. A Sinovac "provou ser uma vacina segura”, garantiu.

Alcance vacinal

Até agora, 21 milhões de colombianos foram imunizados contra o coronavírus. O Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane) apontou que somente % da população afirma não ter intenção de se vacinar. 

Proporcionalmente a sua população, a Colômbia é o quarto país da América Latina com mais mortes pelo vírus, atrás do Peru, Brasil e Argentina.

A China e o Chile também autorizaram o uso do imunizante em menores de idade.

Assuntos Relacionados