Esqueleto de Tiranossauro é leiloado por R$ 30 milhões na Suíça
A venda aconteceu nesta terça-feira (18) após a exibição do animal em museu por duas semanas
Um esqueleto montado de Tiranossauro rex (T. rex), espécie que viveu há cerca de 67 milhões de anos, foi vendido nesta terça-feira (18) em um leilão na Suíça por 6,1 milhões de dólares, o equivalente a R$ 30 milhões. De acordo com a casa de leilões Koller, que realizou a venda, seu preço era estimado entre 5 e 8 milhões de francos suíços.
"O maior lance alcançou 4,8 milhões de francos suíços e o valor final, com despesas, ficou em 5,5 milhões [francos suíços]", disse um porta-voz da empresa, Karl Green. A casa de leilões Koller foi transparente sobre a origem dos ossos.
Pouco mais da metade do material ósseo de Trinity vem de três espécimes de Tiranossauro, o que é superior à taxa de 50% necessária para que os especialistas considerem o esqueleto de boa qualidade.
Para o paleontólogo Thomas Holtz, Trinity "não é realmente um espécime, mas sim uma instalação artística". Para ele, "engana", e não é "relevante combinar ossos reais de diferentes indivíduos para criar um único esqueleto".
Veja também
O ESQUELETO
Chamado de Trinity, o esqueleto de cerca de 3,9 metros de altura e 11,6 metros de comprimento é uma montagem dos ossos de três diferentes T. rex encontrados entre 2008 e 2013 nos estados de Montana e Wyoming, no noroeste dos Estados Unidos, segundo o catálogo de venda.
Em outros locais desses estados, foram descobertos e leiloados outros dois importantes esqueletos de Tiranossauro. Em 2000, Stan foi vendido por 31,8 milhões de dólares (58,9 milhões de reais, na cotação da época), superando o recorde anterior estabelecido por Sue, vendido em 1997 por 8,4 milhões de dólares (9,2 milhões de reais, na época).
Trinity pertencia a um americano e foi adquirido por um colecionador europeu de dinossauros e arte moderna, informou o leiloeiro Cyril Koller. É o "terceiro T. rex vendido em leilão" no mundo e o primeiro na Europa, acrescentou.
O público pôde observar o esqueleto por duas semanas em Zurique. "Mais de 30 mil visitantes admiraram Trinity, incluindo muitas crianças", destacou Koller.