Cachorro vira celebridade por usar transporte público diariamente em Istambul

Boji visita 29 estações de metrô por dia em um percurso de cerca de 30 km

cachorro pega diariamente transporte público em Istambul
Legenda: O animal virou o mascote do transporte urbano da cidade turca
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um cachorro virou celebridade em Istambul, na Turquia, ao usar diariamente o transporte público local. Boji, o animal passageiro, percorre alguns pontos da cidade em ônibus, trens, metrôs e até balsas. Segundo os agentes de trânsito, é como se cão soubesse exatamente para onde está indo sempre que entra e sai de algum veículo.

"Há dois meses, nós notamos um cachorro tentando usar nossos trens, metrôs. Ele sabe para onde vai, ele sabe quando sair, e foi bem interessante. Então, nós começamos a segui-lo e notamos um interessante padrão, como se ele soubesse para onde ir e tivesse um propósito", disse Aylin Erol, head de relações com o consumidor do Metro de Istambul, ao canal CNN.

Boji percorre cerca de 30 quilômetros e visita, pelo menos, 29 estações de metrô por dia. Só foi possível saber disso porque, em meados de agosto, funcionários do transporte público o levaram a um veterinário para realizar exames e um microchip foi implantado na orelha do animal. O dispositivo está conectado a um aplicativo móvel, que permite ao departamento acompanhar o passageiro de quatro patas.

Cochilo

Além de ser visto andando pelas estações e comportadamente sentado em algum banco, o cachorro às vezes é flagrado tirando um cochilo. Um jornal turco que conversou com passageiros relata que o cão é educado, entra e sai dos transportes calmamente e abre espaço aos demais.

Um perfil no Instagram foi criado para Boji, em que ele também aparece posando ao lado de passageiros. Personalidade de destaque, ele tem mais de 23,6 mil seguidores na rede social.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo