O homem que jogou uma caminhonete contra uma multidão que comemoravam o Ano Novo em Nova Orleans, nesta quarta-feira (1º), foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, um cidadão dos Estados Unidos, e ele estava carregando uma bandeira do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), informou o FBI.
"Uma bandeira do EI foi encontrada no veículo, e o FBI está trabalhando para determinar as potenciais associações e afiliações do indivíduo com organizações terroristas", disse a agência em um comunicado.
Jabbar era cidadão americano, vivia no Texas e era veterano do Exército americano. Em seu carro, havia armas, explosivos e potenciais bombas, além de uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico, segundo autoridades que investigam o caso disseram ao New York Times e à CNN americana.
Veja também
O suspeito matou pelo menos 10 pessoas e feriu dezenas antes de ser morto em uma troca de tiros com a polícia. Possíveis bombas caseiras foram encontradas no veículo do condutor e ao redor do French Quarter, o local do ataque, segundo o FBI.
Ação em conjunto, aponta forças de segurança
Investigadores consideram a possibilidade de que o responsável pelo ataque com uma caminhonete em Nova Orleans não tenha agido sozinho, informou o FBI, a polícia federal dos EUA.
"Não acreditamos que Jabbar tenha sido o único responsável", declarou a agente especial do FBI Alethea Duncan, referindo-se ao suspeito Shamsud-Din Jabbar, americano de 42 anos.