'As agressões de Putin vão custar caro à Rússia', diz Biden

"Rússia não negociará em dólar, euro ou iene", afirma presidente americano

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
captura em tela
Legenda: Presidente americano deu entrevista coletivo sobre ataque russa a território ucraniano
Foto: Jim Watson/AFP

O presidente norte-americano, Joe Biden, fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (24) sobre o ataque da Rússia à Ucrânia. Na coletiva, Biden disse que Vladimir Putin é o agressor, "Ele escolheu esta guerra, agora ele e o seu país arcarão com as consequências", afirmou o presidente dos Estados Unidos. 

Em discurso na Casa Branca, Joe Biden disse que nações que se juntarem ao país russo serão manchadas e também anunciou mais sanções contra a Rússia e disse que vai limitar as transações em dólar das empresas russas. "Rússia não negociará em dólar, euro ou iene", afirmou. 

Embora Biden tenha dito que tropas do exército americano não serão enviadas ao país ucraniano, o presidente dos EUA afirmou que irá defender os aliados da Otan no leste europeu, tanto que o departamento de defesa americano vai enviar cerca de 7 mil soldados para a Alemanha. 

Veja também

Sanções econômicas e restrições de exportação 

Serão sancionados outros quatro bancos russos e mais da metade das importações tecnológicas da Rússia serão suprimidas, afirmou Biden. "Isto imporá um custo elevado à economia russa, tanto de imediato quanto a longo prazo", advertiu. 

Biden afirmou, ainda, que tirar a Rússia da rede interbancária Swift continuava sendo "uma opção", mas que "atualmente não é (uma) posição" compartilhada pelos europeus e assegurou que as outras sanções financeiras anunciadas teriam "tanto ou mais impacto" do que esta medida solicitada pela Ucrânia.

 

Assuntos Relacionados