Volkswagen e General Motors decidem parar produção em fevereiro; entenda

As paralisações na empresa indicam que a irregularidade no fornecimento de peças ainda não foi superada

Escrito por Diário do Nordeste e Estadão Conteúdo ,
Volkswagen
Legenda: A empresa informou que a parada no ABC, cuja unidade monta os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro, estava programada desde o ano passado
Foto: Shutterstock

Fábricas da General Motors (GM) e da Volkswagen irão suspender suas atividades nos próximos dias. A montadora informou que os operários só voltam ao trabalho após o Carnaval, no dia 23 de fevereiro, por conta de férias coletivas.

No fim do último mês, a GM já havia parado a produção do Onix, seu modelo mais vendido. A parada da unidade de Gravataí (RS), onde o modelo é produzido, se deve a atualizações e modernizações técnicas do processo produtivo.

Outras mudanças na Volkswagen ocorrerão a partir da quarta-feira de cinzas, dia 22, até 3 de março. A empresa não vai produzir tanto em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, quanto em São José dos Pinhais, no Paraná. O motivo é a insuficiência de peças, razão pela qual a Volks também vai parar sua fábrica de motores em São Carlos, no interior paulista, entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março.

Veja também

A empresa informou que a parada no ABC, cuja unidade monta os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro, estava programada desde o ano passado, como parte da adequação de seus processos produtivos ao fornecimento de peças. Na fábrica de Taubaté (SP), onde iniciou a produção do Polo Track, sucessor do Gol, a produção seguirá normalmente, em dois turnos, durante fevereiro, informa a Volkswagen.

Apesar da melhora na disponibilidade de componentes eletrônicos à indústria automotiva nos últimos meses, as paralisações na Volkswagen indicam que a irregularidade no fornecimento de peças ainda não foi totalmente superada. Além disso, a indústria vê sinais de desaceleração da demanda em decorrência da elevação das taxas de financiamento.

Assuntos Relacionados