Chá de amora: para que serve e como preparar
Infusão é conhecida pela capacidade anti-inflamatória e antioxidante
Conhecida por fazer parte da categoria de frutas vermelhas, a amora, tão utilizada em sucos e geleias, também pode ser utilizada na preparação de chás, mas de uma forma diferente. A infusão, feita a partir das folhas da planta da fruta, consegue apresentar propriedades antioxidantes ou cicatrizantes, por exemplo, além de inúmeros benefícios ao corpo humano.
A amora é chamada cientificamente de Rubus fruticosus, encontrada facilmente em mercados, lojas de produtos naturais e em feiras livres. Originária da China, essa fruta se tornou comum em solo brasileiro com a introdução de duas espécies, comuns em fundos de quintal e na criação de bicho-da-seda.
Veja também
Segundo a nutricionista Débora Moura*, as propriedades do chá de amora são diversas. "A fruta e folha tem propriedades antioxidantes e fitoquímicas, a principal é a antocianina e isoflavonas composto bastante anti-inflamatório pro nosso corpo, rico também em cálcio, potássio magnésio, ferro, vitaminas A e C", pontua.
Quais os benefícios do chá de amora?
Junto das propriedades, que incluem as substâncias presentes nas folhas e frutos da amoreira, estão os benefícios que a utilização em chás pode trazer.
Entre os benefícios do chá das folhas, por exemplo, está a tão falada capacidade diurética, extremamente procurada entre os que estão em busca do emagrecimento.
Nesse ponto, indica Débora Moura, chega a ser importante atentar ao fato de que apenas em conjunto com uma dieta balanceada este benefício poderá ser observado. "Ele ajuda por ser rico em fibras que regulam o intestino, trazendo saciedade, e tem propriedade diurética que auxilia na perda de peso. Também é rico em um composto químico que se chama desoxinojirimicina, que diminui a absorção de carboidratos", revela a especialista.
Confira alguns benefícios:
- Por conta da capacidade anti-inflamatória, ele auxilia na diminuição das inflamações do corpo;
- O chá de amora também consegue prevenir o envelhecimento, já que fortalece o sistema imunológico e é rico em antioxidantes;
- Também ajuda na diminuição das cólicas menstruais, quando consumido cerca de duas vezes ao dia;
- Pode ser utilizado para reduzir chances de câncer de mama, esôfagos e boca, justamente por ser rico em antioxidantes, reduzindo a quantidade de radicais livres no corpo de quem o toma;
- Acelera a cicatrização de feridas, assim como ajuda no tratamento de erupções bucais, como a herpes;
- Além disso, entre as capacidades conhecidas da amora está a possibilidade de normalizar a pressão arterial e melhorar as taxas de colesterol;
- Melhora gripes e resfriados.
Veja também
Contraindicações
Assim como outros chás, Débora Moura lembra que o consumo em excesso pode ser algo perigoso, delimitando a quantidade ideal de consumo como três xícaras ao dia. "Ele pode causar diarreia, caso seja ingerido em quantidades acima do normal. Na gestação e em quem tem hipoglicemia, ele geralmente também não é recomendado", afirma.
Já para mulheres em processo de amamentação, o chá de amora ainda pode ser inserido em uma dieta regrada. "Dependendo das quantidades ofertadas durante o dia, ele não causa malefícios, mas precisa de indicação médica ou de um nutricionista habilitado", reforça Débora.
Como preparar o chá de amora?
Por infusão
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de folhas de amora;
- 1 xícara de água fervente.
Como preparar:
- Misture as folhas de amora com a água fervente;
- Deixe a mistura descansar por 10 minutos e logo em seguida coe o líquido;
- As indicações são para consumi-lo ainda morno.
Por decocção
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 3 colheres de chá de folha de amora.
Modo de preparo:
- Leve ao fogo a água e as folhas de amora já misturadas;
- Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos;
- Logo em seguida, coe o líquido e serva-o ainda morno.
*Débora Moura é graduada em Nutrição pela Universidade Estácio Fic do Ceará, pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva, além de sócio-proprietária do consultório Nutrition 4life.