Sequestradores são capturados

Escrito por Redação ,
Legenda: Ontem, foi realizada coletiva de imprensa na sede do Code, com presença dos delegados Rommel Kerth, Everardo Lima e Rena Gomes
Foto: Foto: JL Rosa

Após cinco meses de investigações, cinco homens suspeitos de participarem de sequestros no município de Limoeiro do Norte a cerca de 150Km, foram presos. Conforme a Polícia Civil, a quadrilha teria extorquido dois empresários mediante privação de liberdade no interior do Estado do Ceará.

José Cristiano Beserra da Silva, 29; Francisco Wedson da Silva, 32; Júlio Cesar da Costa Escossio, 20 e Wellington Fernandes Neves, 31, foram capturados na madrugada da última quarta-feira (8). O quinto integrante da quadrilha, Francisco Robson de Oliveira, 25, foi preso nessa sexta-feira (10). Todos foram encontrados na mesma região onde aconteceram os crimes.

Segundo o chefe do Setor de Inteligência e Investigação da Divisão Antissequestro (DAS), delegado Rommel Kerth, dois revólveres foram encontrados durante a operação. Uma das armas de fogo estava na casa de Júlio Cesar, a outra, em posse de Fernandes. Ambos os revólveres estavam municiados.

Ontem, em coletiva de imprensa realizada no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), o delegado contou que há cerca de um mês o líder da quadrilha Francisco Uila Almeida Monteiro já havia sido preso. Contra Uila já havia um mandado de prisão em aberto devido a um homicídio cometido no Rio de Janeiro. Francisco Witson Almeida Monteiro, irmão do líder, é o sétimo suspeito de integrar o bando e permanece foragido.

Rommel Kerth lembra que os empresários foram sequestrados em Limoeiro do Norte, nos dias 5 de junho e em 15 de agosto deste ano. As duas vítimas sofreram diversas agressões enquanto eram mantidas em cativeiro. A primeira, só foi liberada mediante pagamento de uma quantia desconhecida pelas autoridades policiais.

"Sabemos que Francisco Uila trabalhou na empresa da primeira vítima sequestrada. Ele conhecia a rotina do patrão e o seu acervo patrimonial. Esse primeiro cidadão passou o dia desaparecido. Só foi encontrado à noite em uma estrada de terra. A família quis manter a Polícia longe, mas os servidores da Delegacia de Limoeiro do Norte identificaram a extorsão mediante sequestro", afirmou o chefe da Divisão.

Mesmo sob suspeita, em menos de dois meses, o bando voltou a agir. O segundo sequestro não resultou em ganho. De acordo com a Polícia Civil, esta vítima conseguiu escapar do cativeiro antes do pagamento.

A quadrilha foi autuada por extorsão mediante sequestro e por organização criminosa. A dupla que portava armas também foi autuada por porte ilegal.