Quatro PMs são presos por envolvimento em tiroteio que matou adolescente de 15 anos no Ceará

Os policiais ainda teriam negado socorro ao adolescente, no dia 27 de novembro de 2023

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
Montagem de fotos de adolescente que morreu baleado por policial e ao lado câmera de segurança que mostra que ele não foi socorrido
Legenda: Jovem havia saído de casa para buscar um cavalo quando tomou um tiro de um policial que atendia uma ocorrência
Foto: Arquivo pessoal/reprodução/Câmeras de Segurança

Quatro policiais militares (PMs) envolvidos em um tiroteio que matou o adolescente de 15 anos, Pedro Kauã Moreira Ferraz, foram presos nesta terça-feira (2). O jovem levou um tiro de um PM enquanto saía para buscar seu cavalo, na noite do dia 27 de novembro do ano passado. 

A prisão dos agentes foi realizada pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Houve também o cumprimento de um mandado de busca, expedido pelo 4º Núcleo Regional de Custódia e Inquéritos Policiais da Comarca de Caucaia. 

Segundo o inquérito da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), um dos PMs, que estavam em atendimento de ocorrência, é o autor do disparo fatal. O crime ainda é investigado pela unidade "para total esclarecimento dos fatos". 

A CGD ainda segue em apuração, no âmbito disciplinar. Em janeiro deste ano, os quatro PMs foram afastados de suas funções. São eles o cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Leon Lawson Soares Ramos e os soldados Anastácio Warney Menezes Pedrosa, Flávio Alves da Costa e Vanderson Luiz Pinheiro Alves.

Veja também

Omissão de socorro 

Vídeos do local do crime mostram que os policiais teriam negado socorro ao adolescente. É possível ver que familiares seguram o corpo do jovem e pedem ajuda. Um dos agente chega perto dele, mas depois vai embora.

Em seguida, um carro particular aparece leva Pedro Kauã ao hospital. 

A CGD considerou ainda que, "segundo os vídeos acostados aos autos e declarações das testemunhas e de alguns dos investigados, supostamente os policiais militares envolvidos na ocorrência deixaram de prestar o devido socorro à vítima, que havia sido atingido por disparo de arma de fogo e foi a óbito".

Conforme o documento da CGD, os PMs estavam em uma viatura da 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar (2ª CIA/ 23º BPM) que se envolveu em uma ocorrência de intervenção policial, na localidade de Passagem, em São Gonçalo do Amarante.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados