Polícia investiga abandono de cerca de 50 gatos em casa no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza

Uma família foi despejada do imóvel e deixou os animais com fome e em meio a muita sujeira

Escrito por Matheus Facundo e Leabem Monteiro ,
Gatos abandonados em casa no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza
Legenda: Os animais são alvos de tortura e negligência há meses, conforme denúncia
Foto: Reprodução

Um caso de abandono de cerca de 50 gatos em um imóvel no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza, é investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). A proprietária do imóvel denuncia que a inquilina, que foi recentemente despejada da casa pela Justiça, maltratava os animais e vivia em conflito com a vizinhança. 

Vídeos enviados ao Sistema Verdes Mares pelos vizinhos e pela família da proprietária, Cila Maria Linhares Rios, mostram os gatos sem alimento e em meio a muita sujeira em um ambiente de "imundície", como descreve a mulher. A situação do imóvel é a mesma há cerca de três anos, mesmo quando estava ocupado, conforme a dona. 

Abandono revolta vizinhos; assista:

"Morava ela, o marido e quatro filhos, todos adultos. Viviam nessa imundície. Ela torturava a família e os vizinhos. Os gatos estão todos maltratados e eram torturados, porque aquilo ali [situação da casa] não é cuidado", relata Cila Maria. 

Os felinos foram encontrados nos dois andares da casa, que está abandonada e ainda tem móveis antigos e quebrados dentro. Dona Cila clama para que alguma entidade de proteção animal resgate os gatos e também lamenta a sujeira no imóvel. 

Veja também

O documento da ordem de despejo contra a então inquilina foi expedido no dia 24 de agosto deste ano. O juiz Tacio Gurgel Barreto, da 34º Vara Cível da Comarca de Fortaleza, determinou "desocupação imediata" à época, por inadimplência

A dona da casa conta ainda que a família despejada sempre criava "muito tumulto" na região.

Investigação 

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que a DPMA apura informações sobre o estado dos animais. Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi ao local. 

Segundo a pasta, diligências seguem em andamento para elucidar o caso. Cila Maria denuncia que já fez diversos Boletins de Ocorrência (B.O) sobre o caso e espera uma resolução rápida. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados