Governo lança programa para reforçar policiamento em 150 pontos de ônibus de Fortaleza

Aumento de ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e viaturas nos pontos de coletivo começa já nesta quarta-feira (6). Projeto deve ser expandido para cidades da Região Metropolitana e Interior

Escrito por Matheus Facundo e João Lima Neto ,
Novo programa é voltado para segurança em paradas de ônibus
Legenda: Novo programa é voltado para segurança em paradas de ônibus
Foto: Arquivo/Diário do Nordeste

O governador Elmano de Freitas (PT) lançou, nesta quarta-feira (6), o programa "Segurança no Ponto". O objetivo é reduzir crimes como roubos e furtos em paradas de ônibus. Inicialmente, 150 pontos serão acompanhados pelo novo projeto em Fortaleza. A ideia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) é ampliar o serviço para cidades da Região Metropolitana e Interior.

O programa já começa o reforço policial na capital cearense nesta quarta. Serão contempladas dez Áreas de Segurança Integrada (AIS) na Capital, já com plano de expansão para Caucaia e Maracanaú. 

Ações do programa 'Segurança no Ponto':

  • Reforço policial nos períodos de maior movimentação;
  • Maior emprego de ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e policiamento em viaturas
  • Os locais que vão receber o reforço foram definidos conforme as estatísticas apresentadas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)

Samuel Elânio, secretário da Segurança Pública do Ceará, destacou em evento que o programa de segurança existe graças a uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

De acordo com o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, essa ação é para a busca da "sensação de segurança" de usuários dos pontos e terminais de ônibus. Cerca de 400 mil passageiros usam o sistema diariamente, e os comportamentos delas foram analisados e continuarão em análise para que a experiência melhore. 

Para chegar aos pontos de maior necessidade de policiamento, foram cruzados dados de Boletins de Ocorrência (B.O) e de quantas pessoas passam pelo transporte público nos horários de pico. 

Vamos continuar mantendo reuniões para que a gente consiga avançar. Esse trabalho é fruto de uma troca de informações, de troca de dados do sistema de segurança da Supesp e o Sindiônibus
Samuel Elânio, secretário da Segurança Pública do Ceará,

Ainda segundo o titular da SSPDS, o trabalho nas paradas de ônibus será permanente e sem previsão de término: "A gente não tem dúvida. Com o avanço e com as reduções dos índices, a tendência é que a gente aumente a atuação das forças de segurança, especificamente da Polícia Militar nos pontos do ônibus".

Horário de policiais foi reorganizado

Policiais militares devem cobrir mais paradas de ônibus em Fortaleza com o novo programa
Legenda: Policiais militares devem cobrir mais paradas de ônibus em Fortaleza com o novo programa
Foto: Matheus Facundo/SVM

Em coletiva de imprensa, o governador Elmano de Freitas falou sobre a reorganização nos horários dos agentes de segurança na Capital cearense para poder melhor atender o programa "Segurança no Ponto".

Alteramos o horário de rendição em que era a feita a mudança de turma com as viaturas para garantir, pela manhã cedo, no horário que o cidadão vai para o trabalho, e, no final da tarde e começo da noite, que ele tá voltando para casa, que nós tenhamos viaturas nas paradas de ônibus para garantir a segurança, evitar furto, roubo e qualquer tipo de insegurança
Elmano de Freitas
Governador do Ceará

O governador reforçou que a Inteligência da Polícia cruzou dados do Sindiônibus com informações da SSPDS para montar a fase inicial do programa. Elmano ainda pediu para os usuários do transporte público não deixarem de registrar B.O. Por meio do documento, destacou, o Estado consegue realizar as melhores estratégias em Segurança. 

Por fim, Elmano de Freitas ainda pontuou que 1,3 mil policiais convocados devem reforçar o programa "Segurança no Ponto" nos próximos meses.

Conforme o comandante da PMCE, Klênio Sousa, os 10 batalhões da Polícia participarão da força-tarefa com emprego de um"efetivo expressivo" em horários determinados "para dar grandes resultados à populaçã". 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados