Prefeitura de Iguatu lança programa que facilita ações

Escrito por
Honório Barbosa - Colaborador producaodiario@svm.com.br
Legenda: O sistema facilita o acesso às informações e aquisição de documentos (alvarás, certidões, emissão de nota fiscal)
Foto: Foto: Honório Barbosa

Iguatu. A Prefeitura de Iguatu lançou um programa inédito de administração tributária. O sistema facilita o acesso às informações e aquisição de documentos (alvarás, certidões, emissão de nota fiscal) de forma online, reduzindo tempo das empresas e eliminando filas. Os empresários apoiaram a iniciativa e apresentaram sugestões.

O vice-prefeito, Marcos Sobreira, destacou a facilidade que o programa oferece aos empresários e moradores: "É um sistema moderno, com acesso fácil, evitando a presença de representantes das empresas para obter documentos, taxas, boletos e fazer inscrições. Queremos eliminar filas e longo tempo de espera".

Diversos empresários destacaram a importância do programa e da busca de parceria entre a Prefeitura de Iguatu e o setor produtivo local. "Precisamos melhorar a nossa infraestrutura, os serviços básicos para atrair empresas e fortalecer o empreendedorismo local", defendeu Valdeci Ferreira.

O empresário José Alves de Oliveira (Zenir), diretor presidente da rede de loja de eletroeletrônicos e móveis, destacou a disposição da Prefeitura em dialogar com os lojistas e de modernizar o atendimento por meio da internet. "São ferramentas que devem ser cada vez mais utilizadas em favor da melhoria dos serviços à população", disse.

Zenir reafirmou que vai continuar investindo em Iguatu e que está estudando a implantação de um empreendimento para uma ampla área na avenida Perimetral, adquirida recentemente, onde funcionou uma indústria de implementos agrícolas.

O gerente geral do grupo Zenir, Francisco Bento de Souza, defendeu a ampliação da oferta de ensino superior na cidade para atrair maior número de estudantes e favorecer o desenvolvimento local. "Não podemos nos limitar às vagas existentes e precisamos ampliar a oferta de faculdades públicas e privadas".

O chefe do setor de Tributação, João Torres, disse que a mudança começa a partir do próximo dia 22 de janeiro e haverá uma reunião com contadores e representantes das empresas para os devidos esclarecimentos. "O programa é de fácil acesso, mais ágil. O acesso à nota fiscal eletrônica e a outros serviços on line será facilitado", destacou.

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Iguatu, Tadeu Rolim, apoiou a iniciativa da gestão municipal em reunir empresários para discutir problemas comuns e buscar soluções que atendam a todos os setores. "Havia muita reclamação de fila, da demora no atendimento e na liberação de uma simples taxa ou alvará", frisou Rolim.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, Francisco José Mota Luciano (Dedé Duquesa) reforçou a opinião de Rolim e disse esperar que a nova ferramenta seja eficaz no dia a dia.

O prefeito Ednaldo Lavor disse que a ideia é consolidar uma administração participativa: "Estamos aqui para mostrar um novo programa que vai melhorar a vida das empresas e reforçar o nosso compromisso em uma gestão que quer ouvir, colher sugestões e encontrar soluções comuns para os problemas".