Morre fundador de beneficência

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda:
Foto:
Juazeiro do Norte. Faleceu ontem, nesta cidade, o criador da Fundação Caldeirão da Criança, o alemão Alfons Lonsing, aos 89 anos. Também ex-padre, casado com Bernadete Bezerra, ex-freira, coordenaram a instituição por 24 anos, por onde passaram mais de 2.500 crianças órfãs, que foram educadas pelo casal. Uma missão que ambos abraçaram e que, por falta de apoio das autoridades, fechou, sem condições de funcionamento, em 2007.

Esse foi um dos grandes golpes a esse casal dedicado. Foram inumeráveis viagens ao exterior, principalmente à Alemanha, onde Alfons buscou apoio para levar o projeto adiante. Há alguns anos, ele sofria com problemas de saúde.

Com doações de amigos, conseguiu manter com sacrifícios o Caldeirão da Criança. A respeito das dificuldades diárias, Alfons Lonsing dizia ser da ordem do dia. Com sua fé, ressaltava a providência divina como mantenedora do espaço. A Fundação foi criada a partir do próprio lar do casal e a família cresceu. Chegou a ter até 147 crianças e adolescentes de uma só vez.

O maior golpe veio com o fechamento. O casal, de coração partido, não recebia mais as doações do exterior e nem apoio local. "É um motivo de dor para dona Bernadete até hoje quando recorda", segundo Hugo Rodrigues, técnico da Secretaria de Cultura de Barbalha, um dos frutos desse projeto de vida. No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a casa fazia aniversário. E foi no mês dedicado aos pequeninos que o ex-padre, que sobreviveu junto com sua mulher Bernadete às perseguições da ditadura, se despede de Juazeiro do Norte.