Famílias de 48 cidades do CE são beneficiadas com 148 toneladas de alimentos da agricultura familiar

Até o final deste mês, 439 toneladas de produtos adquiridos de 1.215 agricultores familiares devem ser distribuídos no interior do Ceará.

Escrito por Redação , regiao@svm.com.br
Até o final de junho, devem ser entregues 439 toneladas de produtos adquiridos de 1.215 agricultores familiares do Estado.
Legenda: Devem ser entregues um total de 439 toneladas de produtos adquiridos de 1.215 agricultores familiares do Ceará.
Foto: Foto: Divulgação

Famílias residentes em 48 municípios do Interior do Ceará já foram contempladas com 148 toneladas de alimentos da agricultura familiar. Os insumos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de 'Compra com Doação Simultânea', para garantir a segurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica durante a pandemia de Covid-19

Até o final de junho, devem ser entregues mais 439 toneladas de produtos adquiridos de 1.215 agricultores familiares do Estado. A expectativa é de que 13.998 pessoas de baixa renda, em 99 municípios cearenses, sejam beneficiados com a medida. O recurso, de mais de R$ 1,9 milhão, é proveniente do Ministério da Cidadania, do Governo Federal, e executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) no Ceará.

Entrega de produtos da agricultura familiar.
Legenda: Em maio, as entregas começaram em nas cidades de Potengi e Pacujá.
Foto: Foto: Divulgação

Escoamento da Produção
 
Segundo a SDA, já foram investidos R$ 639.158 e 16 cidades já entregaram toda a quantidade proposta. Outros 14 já executaram mais de 50% do esperado e o programa segue em atividade em 83 cidades do Interior cearense.

“Os agricultores têm a oportunidade de produzir de forma segura sabendo que a comercialização é garantida”, avalia a secretária de Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Camocim, Mirlene Oliveira. 


 
Nesta semana, as entregas também tiveram início no município de Aurora, na Região do Cariri. "Desde que começou essa pandemia, vejo que o mercado caiu muito, mesmo para quem é da zona rural", reconhece Antônio dos Santos, da comunidade rural Sítio Tipi. Outros 25 agricultores familiares vendem pelo PAA e colaboram com a segurança alimentar de 2.661 pessoas da região.

Dificuldades

Em abril, o Sistema Verdes Mares mostrou que agriculturas familiares estão enfrentando dificuldades para vender a produçãoNa ocasião, um decreto estadual proibia a realização de feiras livres em todo o Estado como medida preventiva para evitar aglomerações e o aumento da propagação do novo coronavírus. A proibição permanece em vigor. 

Diante da consequente diminuição das vendas, uma das opções está sendo, também, a realização de feiras virtais com posterior entrega "delivery". Nesta quarta-feira (3), ocorreu a quinta edição da Feira Virtual da Agricultura Familiar de Quixeramobim, que acontece semanalmente com a colaboração de mais 110 agricultores da Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar da cidade.

Feira virtual em Quixeramobim
Legenda: A Feira Virtual da Agricultura Familiar de Quixeramobim conta com 110 agricultores colaboradores.
Foto: Foto: Divulgação

Assuntos Relacionados