Dique vai prevenir enchentes

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Legenda: A vila Neuma é uma das comunidades a serem beneficiadas pelas obras do dique de contenção, que serão iniciadas após a quadra chuvosa deste ano
Foto:
Obra será realizada na margem direita do Rio Jaguaribe. Moradores convivem há anos com cheias durante a chuva

Iguatu. Esta cidade vai ganhar um dique de proteção contra as cheias do Rio Jaguaribe. A obra vai beneficiar milhares de moradores de áreas ribeirinhas do Município, localizada na margem direita do rio: Vila Neuma, Vila Moura e São Gabriel.

O anúncio foi feito pela Prefeitura Municipal, após assinatura de convênio com o Ministério da Integração Nacional (MIN), no valor de R$ 2,8 milhões. A construção deve começar após a quadra chuvosa deste ano.

A difícil convivência com o Rio Jaguaribe marca o cotidiano dos moradores na área. Em tempo de chuva, o volume das águas amplia o leito do rio. As famílias que moram na Vila Neuma e Vila São Gabriel são as primeiras a serem atingidas, quando ocorre cheia do Jaguaribe.

A área convive com um histórico de transtorno, com destruição de casas e muito prejuízo para os moradores dessas áreas ribeirinhas, desde 1974, ano em que se verificou uma grande inundação em Iguatu. Após uma década, houve novas enchentes em 1984 e 1985. A última foi em 2004.

Segurança

O anúncio da construção do dique de contenção das águas do Rio Jaguaribe trouxe um alívio para os moradores. "Será muito bom e espero que dê proteção para todos nós", disse a dona de casa Francisca Souza, que já enfrentou duas cheias e teve a casa invadida pelas águas. "Quando o rio começa a encher, a gente fica logo preocupado", relata o aposentado, Luiz Lima, morador da Vila São Gabriel há cerca de 20 anos.

O líder comunitário da Vila Moura, Antônio Pereira, conhecido por Antônio Baixinho, disse que o dique é uma obra esperada pelos moradores há mais de três décadas e que deve trazer mais tranquilidade para essas comunidades. "Há vários anos que as famílias esperam por esse benefício e muitas promessas já foram feitas", disse. "Aguardamos com expectativa o início da construção e acreditamos que o projeto agora vai sair do papel".

Requalificação

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, ressaltou o benefício que a obra vai trazer para os moradores das áreas ribeirinhas. "É um projeto de grande importância, que vai proteger milhares de moradores, que a cada quadra chuvosa temem a ocorrência de enchentes e ficam com medo das chuvas". Segundo o gestor municipal, o dique vai permitir ainda a realização de obras de requalificação urbana de toda essa área, provendo as comunidades de ume série de equipamentos urbanos.

Além de recursos para o dique de proteção, o prefeito conseguiu alocar recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de duas escolas no Bairro Jardim Oásis e na Vila Coqueiro, e para a conclusão da creche no bairro Altiplano, que está com as obras paralisadas há quase dois anos. A unidade vai beneficiar crianças até seis anos de idade, com atendimento em horário integral.

Apesar dos benefícios, há necessidade também de obras de contenção para a margem esquerda, onde está localizada a cidade de Iguatu. Quando há enchentes esse centro urbano também enfrenta alagamento, principalmente nos bairros Prado e parte do Centro.

A Secretaria de Infraestrutura do Município informou que há um projeto que prevê a construção de dique, áreas de lazer, quadras esportivas, praças e uma avenida de contorno do Jaguaribe, numa extensão de três quilômetros.

Investimento

2,8 milhões de reais é o valor do investimento para construir o dique de contenção de cheias do Rio Jaguaribe. A obra vai beneficiar principalmente moradores de áreas ribeirinhas.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria Municipal de Infraestrutura: Av. Rui Barbosa, S/N
Bairro Tabuleiro, Iguatu-CE
Telefone: (88) 3566.7918

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER