Legislativo Judiciário Executivo

Live PontoPoder: Fraude à cota de gênero e a crise do PL no Ceará

Programa vai ao ar a partir das 17 horas, no Youtube do Diário do Nordeste

Escrito por Redação ,

A Live PontoPoder desta quinta-feira (18) trata dos desafios da representatividade de mulheres na política, em um momento em que ocorre julgamento histórico no Ceará por conta de suspeita de fraude à cota de gênero. 

Na última segunda-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria para cassar a chapa de candidatos a deputado estadual do PL Ceará por reconhecer a apresentação de candidaturas fictícias de mulheres. Caso seja confirmada, a decisão será inédita no Ceará. 

Contudo, a apresentação de candidaturas fraudulentas para cumprir a cota de gênero tem sido causa comum de cassação de chapas de vereadores – com mais de 20 vereadores cassados apenas no Ceará por esse motivo. 

Veja também

A recorrência em que partidos tentam burlar a lei que estabeleceu a cota de gênero – ação afirmativa que tem como principal objetivo aumentar o número de mulheres que concorrem, e são eleitas, para cargos públicos – é apenas um dos desafios da representatividade feminina em espaços de poder. 

Sob comando da editora e colunista de Política, Jéssica Welma, e da repórter Luana Barros, a Live PontoPoder recebe a professora de Direito Eleitoral da Universidade Estadual do Ceará (UFC) e integrante do Observatório de Violência Política contra a Mulher, Raquel Machado. 

O programa vai ao ar a partir das 17 horas, no Youtube do Diário do Nordeste

Assuntos Relacionados