Apuração Presidente por Estado 1º Turno Dúvidas Frequentes

Pesquisa Ipec Ceará: veja como os cearenses avaliam as gestões de Izolda Cela e Jair Bolsonaro

Esse é o terceiro levantamento neste mês de setembro, encomendado pela TV Verdes Mares, feito pelo Ipec

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Legenda: Gestores foram avaliados em entrevista
Foto: Reprodução

A atual gestão do Governo do Ceará, comandada por Izolda Cela (sem partido), é avaliada como ótima ou boa por 34% dos cearenses. Já outra parcela, de 31%, considera o atual governo como regular.  

O índice de ruim ou péssimo foi citado por 11% dos entrevistados, enquanto 25% não souberam avaliar a gestão. Os dados estão na terceira pesquisa Ipec divulgados na quinta-feira (22).  

RODADAS ANTERIORES DO IPEC 

No dia 1º de setembro, o Diário do Nordeste divulgou a primeira rodada da pesquisa Ipec com avaliação do Governo Izolda. À época, a gestão da mandatária era avaliada como ótima ou boa por 38% dos cearenses. Já outra parcela, de 33%, considerava o atual governo como regular.  

O índice de ruim ou péssimo foi citado por 11% dos entrevistados, enquanto 19% não souberam avaliar a gestão.  

A segunda rodada da pesquisa Ipec foi divulgada no último dia 9 de setembro. À época, a mandatária era avaliada como responsável por uma gestão ótima ou boa por 35% dos cearenses. Já outra parcela, de 34%, considerava o atual governo como regular. O índice de ruim ou péssimo era citado por 11% dos entrevistados, enquanto 20% não sabiam avaliar a gestão. 

A governadora Izolda Cela assumiu o comando do Executivo do Ceará no último dia 2 de abril, quando o então governador Camilo Santana (PT) renunciou ao cargo para disputar vaga no Senado Federal. 

GOVERNO FEDERAL 

O Instituto perguntou aos cearenses a avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Para 56%, a gestão é avaliada como ruim ou péssima. Entre os entrevistados, 22% consideram o governo ótimo ou bom, enquanto 20% consideram regular. Outros 3% não souberam opinar.  

Na primeira rodada de pesquisa, o presidente teve a gestão avaliada como ruim ou péssima por 52% dos cearenses. Entre os entrevistados, 23% consideraram o governo ótimo ou bom, enquanto 22% apontaram como regular. Outros 3% não souberam opinar.  

Na segunda rodada, Bolsonaro teve a gestão avaliada como ruim ou péssima por 56% dos entrevistados. Para 22%, o Governo Bolsonaro é ótimo ou bom, enquanto 20% consideram regular. Outros 3% não souberam opinar. 

PESQUISA IPEC 

A pesquisa, encomendada pela TV Verdes Mares, tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Ao todo, foram ouvidas 1.200 pessoas, de 56 municípios cearenses, entre os dias 19 e 21 de setembro, com eleitores votantes no Estado do Ceará.

O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-02694/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-03914/2022. O nível de confiança estimado é de 95%.

Assuntos Relacionados