Pesquisa Ipec Ceará: Lula tem 63%; Bolsonaro, 18%; Ciro, 10%

O levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, é feito pelo Ipec, criado por ex-executivos do Ibope Inteligência que encerrou as suas atividades

Escrito por Igor Cavalcante , igor.cavalcante@svm.com.br
Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes
Legenda: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes permanecem nas primeiras posições da pesquisa
Foto: Reprodução

A terceira rodada da pesquisa Ipec no Ceará para a disputa pela Presidência da República, divulgada na quinta-feira (22), aponta o ex-presidente Lula (PT) com 63% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 18%. Ciro Gomes (PDT), tem 10%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.  

As candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) têm 1% das intenções de votos cada. Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Constituinte Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU) não foram citados pelos eleitores.

Brancos e nulos representam 3% dos entrevistados. Outros 4% disseram não saber ou não responderam à pesquisa. O nível de confiabilidade é de 95%. 

O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares e ouviu 1.200 pessoas. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com eleitores votantes no Estado do Ceará. A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.

SE A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA FOSSE HOJE E OS CANDIDATOS FOSSEM ESTES, EM QUEM O(A) SR.(A) VOTARIA? (ESTIMULADA %):  

  • Lula (PT): 63% 
  • Jair Bolsonaro (PL): 18%
  • Ciro Gomes (PDT): 10%
  • Simone Tebet (MDB): 1%
  • Soraya Thronicke (União): 1%  
  • Felipe d’Avila (Novo): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Sofia Manzano (PCB):  0%
  • Padre Kelmon (PTB):  0%
  • Branco/Nulo: 3%
  • Não sabe/Não respondeu: 4%

O levantamento foi realizado pelo instituto Ipec Inteligência e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-02694/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob protocolo CE-03914/2022. O nível de confiança estimado é de 95%. Ao todo, foram ouvidos 1.200 eleitores, de forma presencial, de 56 municípios cearenses.

RODADAS ANTERIORES DA PESQUISA IPEC  

Na primeira rodada de pesquisa Ipec, divulgada em 1º de setembro, Lula tinha 58%, Bolsonaro, 19%, e Ciro, 14%. Em seguida, apareciam Tebet, com 1%.  

Os outros candidatos não pontuaram ou não haviam sido citados pelos entrevistados. Brancos e nulos somavam 4%. Outros 4% disseram não saber ou preferiram não opinar à época.  

Na segunda pesquisa, divulgada no dia 9 de setembro, Lula somou 57% das intenções de votos.  Em segundo lugar apareceu o atual presidente, com 19%, seguido de Ciro Gomes, com 14%. Em quarto lugar, Simone Tebet recebeu 2% das manifestações se votos.  

Os outros candidatos não pontuaram ou não haviam sido citados pelos entrevistados. Brancos e nulos somavam 4%. Outros 4% disseram não saber ou preferiram não opinar à época. 

ESPONTÂNEA  

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos, Lula lidera com 61% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Jair Bolsonaro, com 17%, e Ciro Gomes, com 8%. Simone Tebet e Soraya Thronicke foram apontadas por 1% dos entrevistados. Felipe d’Avila, Léo Péricles e Sofia Manzano não pontuaram. 

Outros nomes foram mencionados pelos eleitores, mas não chegaram a pontuar. Brancos e nulos somam 3%. De todos os eleitores ouvidos pela pesquisa, 8% disseram não saber ou preferiram não opinar.  

Já na primeira rodada de pesquisa, Lula tinha 54%, Bolsonaro, 19%, e Ciro, 10%. Em seguida, apareciam Tebet, com 1%. Os outros candidatos não haviam sido citados pelos entrevistados. Brancos e nulos somavam 4%. Outros 13% disseram não saber ou preferiram não opinar à época.  

Na segunda rodada, Lula liderava com 57%. Bolsonaro tinha 18% e Ciro Gomes, em terceiro luar, tinha 10%. Simone Tebet foi apontada por 1% dos entrevistados. Os outros candidatos não haviam sido citados pelos entrevistados. Brancos e nulos somavam 4%. Outros 9% disseram não saber ou preferiram não opinar à época.  

A soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados