Catanho agradece os 8 votos de diferença que garantiu vaga no 2º turno e quer apoio de Emília
O candidato vai disputar o segundo turno com o ex-prefeito da cidade, Naumi Amorim
Com uma diferença de apenas oito votos para o terceiro lugar, Waldemir Catanho (PT) garantiu uma vaga para disputar o segundo turno das eleições municipais em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ele concorre com o ex-prefeito da cidade, Naumi Amorim (PSD), que teve o resultado mais expressivo do pleito (38,42%).
Catanho recebeu 24,67% dos votos válidos em Caucaia, ficando à frente de Emília Pessoa (24,67%).
Em entrevista concedida após o acirrado resultado do primeiro turno, o petista disse que pretende conversar com a deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), que ficou em terceiro lugar no pleito, para alinhar as propostas de governo dela às de sua chapa. "Vamos conversar. É evidente que vamos conversar com a candidata Emília, com o União Brasil, com todos os que estiveram junto a ela, para que a gente possa repactuar programa, repactuar propostas, para fazer Caucaia avançar cada vez mais", disse ele.
Catanho ressaltou ainda que tem "relação excelente" com o primo de Emília e atual prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União), recém-eleito para um novo mandato à frente do Executivo municipal. "Com a liderança política do grupo da Emília, temos muita fé, muita esperança, de que essa aliança vai se construir. Agora, é claro, a gente precisa sentar, conversar, e isso nós vamos fazer nos próximos dias", adianta o candidato.
Naumi, porém, também antecipou que vai tentar angariar o apoio de Emília e do candidato Coronel Aginaldo (PL), que ficou em quarto lugar, com 12,24% dos votos.
Veja também
Presença de Lula na campanha
Outra companhia que Catanho quer para a campanha do segundo turno é a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal nome da legenda no País.
Lula estará no Ceará na próxima sexta-feira (11) para cumprir agenda em Fortaleza. Ele deve acompanhar a inauguração de 1,2 mil unidades do residencial Cidade Jardim (módulo IV), no José Walter, e entregar 113 ônibus escolares para municípios do Estado, em cerimônia prevista para ocorrer no Centro de Eventos, no Edson Queiroz.
"O presidente Lula estará no Ceará no dia 11 de outubro. Nós vamos construir a vinda dele aqui para Caucaia. Não sei se vai ser possível, mas vamos tentar construir isso. Tentar construir o máximo de participação, tanto do presidente Lula, como do ministro Camilo [Santana, da Educação] como do governador Elmano [de Freitas] e dos deputados federais do PT", pretende o postulante. "Agora, é a hora de o PT do Ceará e do PT nacional apostar na nossa eleição em Caucaia, e isso vai acontecer", acredita.
Catanho aproveitou o momento para agradecer à deputada federal Luizianne Lins (PT) pelo apoio já presente no primeiro turno. "Caucaia precisa avançar cada vez mais com as parcerias corretas. É isso que a gente vai fazer numa próxima gestão", afirmou o candidato.
Quem também ressaltou a importância das "parcerias" na campanha foi o candidato a vice-prefeito na chapa com Catanho, Vanderlan Alves (Republicanos). Em discurso para a militância, ele disse: "Caucaia viverá um novo tempo, um tempo das parcerias, do desenvolvimento. Um novo movimento, um novo tempo de oportunidades".