Legislativo Judiciário Executivo

Candidato a prefeito de Martinópole renuncia à disputa uma semana antes da eleição

O ex-prefeito do Município, James Bel, concorria novamente, mas sua candidatura já havia sido impugnada pela Justiça Eleitoral

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
James Bel
Legenda: James Bel anunciou apoio a uma nova chapa em "livemício" neste domingo (25)
Foto: Reprodução

Um dos candidatos na eleição suplementar para prefeito de Martinópole, município no Norte cearense, desistiu do pleito uma semana antes do dia da votação, marcada para o próximo dia 1º de agosto.

James Martins Pereira Barros, o James Bel (PP), apresentou neste domingo (25), carta-renuncia à Justiça Eleitoral. No documento, ele destaca que a decisão é irrevogável. 

Declaro que a referida renúncia é em caráter irrevogável e, declaro também estar ciente de minhas responsabilidades quanto à apresentação de contas à Justiça Eleitoral pelo período que estive como candidato".
James Bel
Carta entregue à Justiça Eleitoral

Nas redes sociais, James Bel anunciou apoio a uma nova chapa, agora formada por Betão, candidato a prefeito, e Filipão, que já era o postulante a vice. Atualmente, Betão é presidente da Câmara e prefeito interino de Martinópole. A chapa concorre com Júnior Fontenele (PL) e Joe Aguiar (vice).

Inelegível por oito anos 

James Bel foi o mais votado na eleição do ano passado, no entanto, teve candidatura cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano. Com a decisão, a Justiça convocou novas eleições para agosto. 

Veja também

Ele foi considerado inelegível e cassado já na disputa de 2020, por ter sofrido um processo disciplinar e perdido o cargo de professor da rede pública.

O Ministério Público Eleitoral chegou a recomendar que o ex-prefeito não registrasse sua candidatura nas eleições que acontecem na próxima semana.

Apesar da recomendação, o professor sustentou a chapa. Na semana passada, ele teve mais uma vez o registro de candidatura indeferido. Disse que recorreria da decisão judicial, mas, neste domingo, renunciou.

Além de Martinópole, as cidades de Pedra Branca e Missão Velha também terão pleito suplementar no próximo domingo, dia 1º de agosto. 

Assuntos Relacionados