Eleições 2020: E-título, biometria, local de votação; confira as principais dúvidas

Eleitor deve se preparar para garantir o exercício do voto em novembro e fiscalizar campanhas dos candidatos

Escrito por Redação ,
Homem de máscara utilizando urna
Legenda: Eleições de 2020 devem levar mais de 147 milhões de eleitores às urnas em novembro
Foto: Fabiane de Paula

Em novembro, eleitores do Ceará devem escolher representantes para as Câmaras Municipais e para as prefeituras dos 184 municípios do Estado. Com o adiamento devido a pandemia, o primeiro turno deve ocorrer no dia 15 de novembro e o segundo, nas cidades onde houver, deve ser realizado em 29 de novembro. 

Confira dicas de como se preparar para o dia da votação, além de orientações sobre como denunciar irregularidades nas campanhas:

A biometria vai ser utilizada na eleição de 2020?

Mesmo em locais onde a biometria era obrigatória, como em 55 cidades do Ceará, incluindo Fortaleza, os eleitores que não fizeram o cadastro biométrico poderão votar. A decisão da Justiça Eleitoral de suspender o uso da biometria nas eleições de 2020 foi tomada devido às consequências da pandemia.

O que é o E-título?

O E-título é um aplicativo de celular que permite o acesso de dados pessoais cadastrados na Justiça Eleitoral.

Como consultar o título de eleitor e saber se ele está em dia?

O eleitor pode checar sua situação no cadastro eleitoral pelo site do TRE-CE ou pelo app E-título.

Como saber o local de votação pela internet?

Pelo site do TRE-CE e pelo app E-título é possível descobrir o domicílio eleitoral, zona, seção e endereço do local de votação.

Como pagar multa eleitoral?

O pagamento da multa pode ser feito pelo Banco do Brasil. O boleto é gerado pelo eleitor no site do TRE. 

Como justificar ausência de voto?

Devido à pandemia, o aplicativo E-título também terá ferramenta para justificativa eleitoral. O eleitor também pode justificar a ausência pelo Sistema Justifica e em um cartório eleitoral. 

Como denunciar propaganda eleitoral irregular?

É possível denunciar irregularidades na propaganda eleitoral pelo aplicativo Pardal e por meio de uma Notícia de Irregularidade preenchida no site do TRE-CE. Outros crimes eleitorais podem ser denunciados também ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

O que é mesário?

O mesário deve auxiliar os trabalhos da Justiça Eleitoral no dia da votação. Os eleitores podem se voluntariar para trabalhar na função e, em troca, receber o benefício de folga no emprego. 

O que é boca de urna?

Propagandas, aliciamento de eleitores e manifestação coletiva e barulhenta dentro do horário da votação pode ser considerado boca de urna. Eleitores e candidatos estão sujeitos à sofrerem penalidades pela prática. Denúncias podem ser feitas sob sigilo pela internet, no local de votação ou pelo 190.

O que pode e não pode fazer ao votar nas eleições 2020?

Eleitores devem seguir regras da Justiça Eleitoral para votar no dia das eleições. É necessário atenção para o uso da máscara, os documentos necessários para votar, manifestações de preferência política e o que pode ser levado para a cabina de votação.

Quais medidas de segurança sanitária serão adotadas nos dias de votação?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) organizou um Plano de Segurança Sanitária que orienta ações para eleitores e mesários no dia da votação para minimizar o contágio do coronavírus.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados