O que é mesário?

Nas eleições de 2020, os mesários foram treinados de forma virtual para evitar aglomerações

Escrito por Redação ,

O mesário é um cidadão que é convocado a auxiliar as atividades da Justiça Eleitoral no dia da votação. Ele deve identificar o eleitor e entregar o comprovante de votação, conferir o preenchimento das justificativas de voto, observar a organização da fila, entre outras atribuições. 

Para as eleições de 2020, os mesários foram treinados de forma virtual para evitar aglomerações. Eles receberão máscaras, face shields (protetores faciais), e álcool em gel. Se o mesário estiver com sintomas de Covid-19, ele não deverá comparecer no dia da votação. Depois, é possível justificar a falta pelos sistemas da Justiça Eleitoral até 30 dias após a ausência no primeiro ou segundo turno. 

Quem trabalha de mesário tem direito a folga?

O trabalhador que for convocado para ser mesário ganha dois dias de folga. Um dia corresponde ao dia trabalhado na votação e o outro ao comparecimento ao treinamento. O cartório eleitoral deve fornecer o certificado de participação.

Outros benefícios da função, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) são receber vale-alimentação no dia da eleição e vantagem em desempate em concurso público (se existir esta previsão em edital). 

Como saber se vou ser mesário em 2020?

Você deve acessar o site da Justiça Eleitoral para consultar se seu nome está na lista de mesários selecionados para trabalhar nas eleições de 2020 no Ceará.

Como se inscrever para ser mesário?

Quem deseja se inscrever como voluntário deve preencher um formulário no site do TRE-CE. Devem ser informados dados de identificação e de contato do cidadão. Segundo o tribunal, 71,20% dos mesários que atuarão nas eleições municipais de 2020 no Ceará são voluntários. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados