Seleção para Sargentos da Aeronáutica com 225 vagas abre inscrições; confira critérios
As inscrições acontecem a partir desta segunda e candidatos podem pedir isenção da taxa
Estão abertas as inscrições do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, para o segundo semestre de 2024, desta segunda-feira (10) até as 15h do dia 28 de julho. São 225 vagas para brasileiros de ambos os sexos, com reserva de 20% das vagas para candidatos negros. A taxa de inscrição custa R$ 80.
Os candidatos podem solicitar a isenção do pagamento da taxa durante o mesmo período de inscrição. Para participar da seleção, os candidatos devem preencher os dados nos sites do Comando da Aeronáutica (Comaer) e da Escola de Especialistas de Aeronáutica (Eear).
Para a matrícula, é preciso ter entre 17 e 24 anos (até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso) e ensino médio completo.
O concurso exige aos candidatos que não tenham filhos ou dependentes, não sejam casados ou tenham constituído união estável. Também é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais.
As vagas estão distribuídas assim:
- BCO - Comunicações: 24
- BMA – Mecânica de Aeronaves: 30
- BMB – Material Bélico: 09
- BFT – Fotointeligência: 08
- BEI – Eletricidade e Instrumentos: 06
- BEP – Estrutura e Pintura: 10
- BMT – Meteorologia: 18
- BSP – Suprimento Técnico: 14
- SAI – Informações Aeronáuticas: 12
- SEM – Eletromecânica: 12
- SGS - Guarda e Segurança: 20
- SBO – Bombeiro: 05
- SCF - Cartografia: 02
- SDE – Desenho: 03
- SML - Metalurgia: 02
- BCT - Controle de Tráfego Aéreo: 50
Os candidatos farão provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, programadas para o dia 19 de novembro.
As aplicações acontecem nas cidades de: Belém (Pará), Recife (Pernambuco), Natal (Rio Grande do Norte), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Lagoa Santa/Belo Horizonte (Minas Gerais), São Paulo e São José dos Campos (São Paulo).
Outros pontos de aplicação são: Campo Grande (Mato Grosso), Canoas e Santa Maria (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná), Brasília (Distrito Federal), Manaus (Amapá), Porto Velho (Rondônia) e Boa Vista (Roraima).
Veja também
Além das provas, serão feitos testes de condicionamento físico e psicológico. Os aprovados farão um curso no regime de internato militar em Guaratinguetá (SP), com duração aproximada de dois anos, que abrange instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico Especializado.
Os estudantes, após a conclusão, serão promovidos à graduação de Terceiro-Sargento e distribuídos em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.