Ministério da Ciência e IFCE oferecem 2,4 mil vagas em cursos gratuitos na área de TI
As vagas são para o público externo e para estudantes de graduação e de cursos técnicos no IFCE
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) ofertam 2,4 mil vagas em cursos na área de tecnologias da informação e comunicação. As vagas são para o público externo e para estudantes de graduação e técnico do IFCE.
Interessados podem se inscrever nos cursos até o próximo 26 de junho. O objetivo da iniciativa é desenvolver nos participantes habilidades essenciais para o mercado de trabalho, com apoio de mentores.
As capacitações são gratuitas e nas seguintes trilhas de especialidades: Desenvolvimento iOS, Infraestrutura de Redes 5G e Computação em Nuvem.
Veja também
Como serão os cursos?
Cada curso tem carga horária de 480 horas, distribuídas em três fases, na modalidade de ensino a distância. No total, dura um ano.
A primeira fase é focada no desenvolvimento de "soft skills", com cursos de Empreendedorismo e Inovação; Raciocínio Lógico; inglês para Profissional de TIC; além de Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal. A segunda fase é a trilha técnica, com formação específica. E, na terceira e última fase, os participantes farão imersão em uma empresa parceira.
Segundo o IFCE, cerca de 70% das atividades serão assíncronas, ou seja, o aluno poderá assistir às aulas online e fazer as atividades conforme a disponibilidade. As aulas estarão disponíveis nos ambientes virtuais de aprendizagem do IFCE e das instituições parceiras. Além disso, serão proporcionados encontros síncronos, remotos, semanais, com a presença de mentores e professores que orientarão os participantes durante a formação.
Os mentores, no entanto, estarão disponíveis diariamente para tirar dúvidas e apoiar os alunos.
>> Confira edital e inscrições
Quem pode se candidatar?
Podem se candidatar às vagas nos cursos estudantes residentes no Ceará que se enquadrarem nas seguintes situações:
- Estar cursando o ensino médio regular ou o ensino técnico (integrado, concomitante ou subsequente);
- Ter concluído o ensino médio e/ou curso técnico com até 20 anos de idade ou ter concluído o ensino médio, técnico integrado ou concomitante nos últimos três anos.