Entenda como funcionam as eleições presidenciais nos EUA em novembro

Donald Trump e Joe Biden vão disputar quem vai tomar posse no dia 20 de janeiro de 2021

Escrito por AFP ,
Legenda: Joe Biden e Donald Trump vão disputar o comando da Casa Branca na eleição presidencial de novembro
Foto: AFP

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de novembro, como determina uma lei de 1845. Neste ano, a votação acontecerá em 3 de novembro. O republicano Donald Trump, que busca uma reeleição, vai enfrentar o democrata Joe Biden, que será oficializado nesta semana. A posse do próximo ocupante da Casa Branca está marcada para o dia 20 de janeiro de 2021.

A votação 

A votação acontece por sufrágio universal indireto, sem a figura do segundo turno, e ocorre nos 50 estados e no Distrito de Columbia (que inclui a cidade de Washington e não faz parte de nenhum estado).

Os eleitores votam nos candidatos a presidente e vice-presidente. Com base na votação popular, os candidatos conquistam em cada estado os "grandes eleitores" (delegados no colégio eleitoral).

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, um número recorde de americanos deve votar pelo correio, uma forma de participação que começa várias semanas antes do dia das eleições.

Os grandes eleitores 

No total há 538 grandes eleitores e seu número varia de acordo com os estados, com base no tamanho da população. Cada estado tem tantos delegados quanto congressistas na Câmara de Representantes (proporcional à população) e senadores (dois por estado).

Desta forma, a Califórnia, estado mais populoso, tem 55 eleitores, Texas 38, Nova York e Flórida 29 cada. No outro extremo, Vermont, Alasca, Wyoming e Delaware têm apenas três, assim como o Distrito de Columbia.

Os grandes eleitores escolherão de maneira oficial em 14 de dezembro, e meramente como uma formalidade, o presidente e o vice-presidente dos Estados Unidos.

O que é necessário para vencer? 

O candidato vencedor deve obter a maioria absoluta dos 538 grandes eleitores, ou seja 270.

Com exceção de dois estados, o candidato que vence no voto popular leva todos os delegados do estado. No Maine e Nebraska, os delegados são atribuídos de forma proporcional.

Estados chave  

Alguns estados são decididamente democratas e outros historicamente republicanos. Por este motivo, as campanhas concentram esforços em alguns estados que podem seguir para um lado ou outro e influenciar no resultado final, os chamados "swing states".

Os mais importantes são aqueles com grande número de eleitores, como Flórida (29), Pensilvânia (20) e Ohio (18). Mas os pequenos também podem influenciar o resultado final e não devem ser ignorados.