Inscrições para seleção de agentes escolares de Fortaleza encerram nesta quinta-feira (5)

Os selecionados receberão valor de R$ 1.050,00 para realizar ações de educação pelo município

Estudantes terão acompanhando de gestão escolar por agentes
Legenda: Estudantes terão acompanhando de gestão escolar por agentes
Foto: Divulgação/SME

Os interessados em participar da seleção para agentes escolares da Prefeitura de Fortaleza devem ficar atentos aos prazos do edital. Os candidatos têm até as 17h desta quinta-feira (5) para realizar a inscrição. Ao todo, são ofertadas 1.300 vagas, com salários de R$1.050.

Os candidatos devem procurar a unidade escolar mais próxima de casa para fazer a inscrição. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto para que os aprovados assumam a função ainda na primeira quinzena deste mês. 

O processo de seleção será feito em duas fases: classificatória (análise de currículo) e eliminatória (entrevista). Os interessados devem ter, no mínimo, o ensino médio completo e morar, preferencialmente, no bairro onde a unidade escolar está localizada. 

Trabalho em campo

Conforme edital, os novos agentes escolares irão promover a integração dos alunos, identificar possíveis situações de abandono escolar (rastreio e frequência) e apoiar a gestão na rotina escolar. A a carga horária será de 40 horas semanais.

O edital completo e o acompanhamento das etapas podem ser acessados no site da prefeitura de Fortaleza.

Atualmente, 36 agentes atuam na rede municipal com foco na busca ativa em distritos de educação. Com a seleção, o número de colaboradores por escola dependerá da tipificação da unidade de ensino, variando de 1 a 4 agentes.

Retorno das aulas presenciais

Retomada escolar seguirá protocolos de segurança contra a Covid-19
Legenda: Retomada escolar seguirá protocolos de segurança contra a Covid-19
Foto: Divulgação/SME

O trabalho dos agentes escolares faz parte do pacote "Volta às Aulas", divulgado pelo prefeito Sarto Nogueira no último dia 28 de julho. O cronograma presencial será retomado no dia 8 de setembro de forma escalonada e gradual.

Na primeira etapa, começam os alunos das séries finais da educação infantil e iniciais do Fundamental I. As escolas funcionarão com 50% da capacidade e de forma híbrida. 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza