Após pico da 2ª onda, Regional 4 passa a registrar maior taxa de mortes por Covid-19 em Fortaleza

Pan Americano, Fátima e Dendê são os bairros da área com maiores taxas de mortalidade. Veja situação nas demais regionais

Escrito por Redação ,
Legenda: Bairro de Fátima registra uma das maiores taxas de mortalidade por Covid na Regional 4
Foto: Thiago Gadelha

Com uma população de 308.566 habitantes e acumulando, pelo menos, 1.270 óbitos desde o início da pandemia, a área onde está situada a Regional 4 passou a registrar a maior taxa de mortalidade (411,6) por Covid-19 em Fortaleza, após o pico da segunda onda pandêmica. É o que aponta o mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  

Embora a Regional 4 esteja na indesejada dianteira, a maior taxa de mortalidade durante o pico da segunda onda era vista na Regional 2. Desde outubro de 2020, ou seja, o início da segunda onda, a maior quantidade de óbitos confirmados na Capital ocorreu em 3 de abril.

Já o maior número de casos confirmados da doença, em 1º de março. Nas duas ocasiões, a Regional 2 liderava com a taxa de mortalidade mais elevada, indica o informe semanal da secretaria.  

A taxa de mortalidade acumulada por bairro resulta da relação entre o número total de óbitos e da população por 100.000 habitantes. Segundo a SMS, os dados e as análises de óbitos são baseados na confirmação laboratorial atualizada às 9h da última sexta-feira (2). 

Enquanto isso, os dados de casos foram atualizados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), no último 1º de julho.

Pedras e Manuel Dias Branco mantêm altas taxas  

Pan Americano (517,7), Fátima (509,1) e Dendê (501,9) são os bairros que possuem hoje as maiores taxas de mortalidade na Regional 4. Se consideradas todas as regionais, Pedras (Regional 6) lidera, com a maior taxa (1224,5) dentre todos os bairros, seguido de Manuel Dias Branco (Regional 2), com 947,6.  

Durante os picos de casos e de óbitos por Covid-19, Pedras e Manuel Dias Branco também apresentavam as mais elevadas taxas de mortes em Fortaleza. Ao longo de toda a pandemia, Pedras acumulou pelo menos 462 casos e 18 mortes pelo coronavírus. Já o bairro Manuel Dias Branco contabiliza 317 diagnósticos positivos e 15 mortes em decorrência da doença. 

Veja também

Moradora do bairro Pedras há cerca de 30 anos, a dona de casa Osmarina Gaudêncio confirma que “muita gente” da região foi infectada pelo vírus. Mesmo vacinada com a primeira dose da vacina, continua a tomar todos os cuidados para evitar a doença.

“Sou hipertensa, tomo remédio pra pressão. Os médicos dizem que sou muito prevenida porque ainda não peguei essa doença”, comemora.  

Em números absolutos, a Regional 5 é a que concentra o maior número de óbitos (2.030) pelo coronavírus, dentre todas. Fazem parte da regional bairros como Mondubim, Prefeito José Walter, Vila Manoel Sátiro, Siqueira, Maraponga e Conjunto Ceará I. 

Vulnerabilidade eleva taxa

Para a epidemiologista e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), médica Lígia Kerr, vários fatores influenciam na mudança de territorialização da Covid-19. Ela lembra que, no início da pandemia - tal como no pico da segunda onda em Fortaleza -, bairros da área nobre da cidade (Regional 2), como Meireles, Aldeota e Cocó, registravam alta concentração de casos da doença.

Com o passar do tempo, o vírus foi avançando para áreas mais periféricas da cidade. "Muita gente dessas áreas mais ricas estão em trabalho home office, onde você acaba reduzindo a contaminação. Então pra quem fica a contaminação agora? Pra quem anda de ônibus lotado, quem tem péssimas condições de moradia, de lavar a mão, usar álcool [em gel], uma máscara de boa qualidade e está trabalhando no dia a dia em um emprego informal", observa. 

A médica também frisa que os testes para detecção da doença estão cada vez mais acessíveis, permitindo refletir com maior precisão a realidade. "Agora está aparecendo aquilo que não aparecia".    

Confira, a seguir, a lista de bairros com maiores taxas de Covid por regional em Fortaleza: 

 

Regional I (340,1)

Jacarecanga: 610,5 

Monte Castelo: 476,6 

São Gerardo/Alagadiço: 465,7 

 

Regional II (405,1)

Manuel Dias Branco: 947,6 

Centro: 630,0 

Mucuripe: 544,5 

 

Regional III (347,8)

Rodolfo Teófilo: 520,5 

Parquelândia: 518,5 

Presidente Kennedy: 432,5 

 

Regional IV (411,6)

Pan Americano: 517,7 

Fátima: 509,1 

Dendê: 501,9 

 

Regional V (342,2) 

Prefeito José Walter: 622,5 

Conjunto Ceará I: 541,4 

Jardim Cearense: 478,8 

 

Regional VI (275,4)

Pedras: 1224,5 

Sabiaguaba: 517,2 

Aerolândia: 441,9 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados