Invisível a olho nu, a contaminação não altera a aparência do produto, o que potencializa o problema, apontam especialistas. O queijo mantém a aparência, sabor e aromas típicos e somente exames de laboratório constatam as alterações. Esse contágio, avaliam, surge principalmente durante a ordenha que, na maioria das vezes, é manual e colocada em galões inadequados.
Por esta razão, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em conjunto com outras instituições atuam na qualidade de todo o processo em algumas regiões do Estado.
SAIBA MAIS:
- Metade das amostras de queijo coalho está imprópria
- Quais os cuidados ter ao comprar queijo coalho?
- Bactérias encontradas no queijo coalho representam risco à saúde
A pesquisadora Socorro Bastos afirma que segurança do produto, enfatizando aspectos microbiológicos e sanitários, não depende apenas da preparação. Necessita que toda uma cadeia produtiva siga as recomendações das Boas Práticas, e um detalhe importante deste sucesso é a saúde do rebanho. "Se o rebanho não estiver com saúde, a produção do queijo com qualidade pode ficar comprometida".
A professora considera que houve um avanço entre os pequenos produtores. "Já tem produtor artesanal com seu queijo em supermercados da Capital, o que sinaliza boas novas para o setor".