Quem são os cearenses dos Jogos de Tóquio? Conheça os representantes do Estado

Ceará terá 10 representantes. Oito são naturais e outros dois radicados na Terra do Sol

Vittoria Lopes, Adriana Cardoso, Rebecca
Legenda: Vittoria Lopes (triatlo), Adriana Cardoso (handebol), Rebecca (vôlei de praia) são esperanças cearenses nos Jogos
Foto: Foto: Arquivo

O Estado do Ceará terá oito representantes nas Olimpíadas de Tóquio. Os atletas cearenses representarão o atletismo, o tênis, o lançamento de dardo, o surfe, o vôlei de praia, o triatlo e, por fim, o handebol.

A última atleta cearense confirmada no maior evento poliesportivo do mundo foi a ponta direita Adriana "Doce", do Bera Bera, da Espanha, que defenderá a Seleção Brasileira feminina de handebol.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio terão início nesta quarta-feira (21). O Diário do Nordeste fará cobertura completa dos atletas cearenses e das modalidades em que o Brasil será representado.

Legenda: Adriana Cardoso, ponta direita do Bera Bera, da Espanha, está entre as convocadas da Seleção Brasileira feminina de Handebol para os Jogos Olímpicos de Tóquio
Foto: Reprodução / Instagram

Atletas cearenses confirmados para as Olimpíadas de Tóquio

  • Ana Cláudia Lemos (Atletismo)
  • Thiago Monteiro (Tênis)
  • Laila Ferrer (Lançamento de dardo)
  • Silvana Lima (Surfe)
  • Rebecca Silva (Vôlei de praia)
  • Manoel Messias (Triatlo)
  • Vittoria Lopes (Triatlo)
  • Adriana "Doce" (Handebol)

Promessas de medalhas

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem esperança de medalhas em atletas cearenses. O triatlo, o surfe e o vôlei de praia serão representados por atletas cearenses de destaque no cenário esportivo mundial.

O cearense Manoel Messias conquistou a medalha de prata na Copa do Mundo de Triatlo, em junho, realizado em Huatulco, no México, enquanto Vittoria Lopes figurou na 2ª colocação nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019.

A surfista Silvana Lima também figura na lista de atletas que podem faturar medalha. Para este ano, o Time Brasil tem como meta superar o número de medalhas olímpicas conquistadas nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

Legenda: Vittoria Lopes conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019
Foto: Divulgação/Instagram

Cearenses de coração

O nadador Luiz Altamir e o cavaleiro Marlon Zanotelli, radicados no Estado do Ceará e federados à Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) e Federação Equestre do Ceará (FEC), respectivamente, também estarão nas Olimpíadas de Tóquio.

Altamir disputará a prova de revezamento 4x200m, enquanto Zanotelli participará das provas de hipismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Seleção Brasileira de Hipismo é treinada pelo técnico suíço Phillipe Guerdat, campeão olímpico na Rio 2016 comandando a França.

Legenda: Marlon Zanotelli, do hipismo, representará o Ceará nas Olímpiadas de Tóquio
Foto: Alexandre Castello Branco/COB

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte