Com classificação do Fortaleza, futebol cearense tem primeiro time garantido na Libertadores

Com 55 pontos, figurando na 5ª colocação, time de Vojvoda não pode mais ser ultrapassado por 9º lugar

Legenda: O atacante argentino Depietri marcou o gol que garantiu o Fortaleza na Libertadores em 2022
Foto: Kid Júnior / SVM

O Fortaleza Esporte Clube escreveu a história diante dos seus torcedores nesta sexta-feira (3). A vitória diante do Juventude por 1 a 0, com gol de Depietri, garantiu o Tricolor do Pici na Libertadores em 2022: será a primeira participação de um clube cearense na principal competição de clubes da Conmebol.

Com 55 pontos, figurando na 5ª colocação, a equipe de Juan Pablo Vojvoda não pode mais ser ultrapassada pela equipe que está na 9ª posição (que não se classifica para à Libertadores), no momento o Ceará.

>Veja gol de Depietri em vários ângulos

Jogadores do Fortaleza comemoram gol contra o Juventude
Legenda: Fortaleza superou a temporada de 2019 e conquistou melhor pontuação da história do futebol cearense na Série A
Foto: Kid Júnior

Pela frente, o Tricolor do Pici enfrentará o Cuiabá, na segunda-feira (6), e o Bahia, na quinta-feira (9). Uma vitória garante a equipe na fase de grupos da competição - com a pontuação de momento, o Fortaleza está garantido ao menos na Pré-Libertadores.

Campanha do Fortaleza na Série A

  • 36 partidas 
  • 16 vitórias
  • 7 empates
  • 13 derrotas
  • 42 gols marcados
  • 43 gols sofridos
  • 50,9% de aproveitamento (55 pontos conquistados)

Veja também

Fase de grupos próxima

O marco que o Fortaleza estabeleceu nesta sexta-feira é histórico e pode se tornar ainda maior no domingo. Basta o Fluminense, atual 7º colocado, não vencer o seu compromisso da 37ª rodada. Time enfrenta o Bahia, equipe que está lutando desesperadamente contra o Fluminense.

Se obter classificação diretamente para fase de grupos, equipe cearense também terá ganho financeiro importante, tendo em vista o que ganharia apenas por disputar uma pré-Libertadores.

Para se ter ideia, cada participante nesta edição de 2021, ganhou US$ 1 milhão por cada partida, valor bem superior aos US$ 550 mil por partida na fase anterior (leia mais sobre premiações).