Ceará e outros times da Série B terão nova oportunidade para contratar atletas; veja detalhes

Regulamento da CBF prevê que clubes podem se reforçar com jogadores que atuaram na Série C de 2023

Legenda: Vovô poderá incorporar mais atletas em seu elenco a partir de setembro.
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Após o encerramento da última janela de transferências, no dia 2 de agosto, o Ceará e os outros times da Série B terão mais uma oportunidade para contratar novos atletas. Os clubes da segunda divisão poderão se reforçar exclusivamente com jogadores oriundo das 12 equipes que forem eliminadas após o encerramento da primeira fase da Série C, no dia 26 de agosto. Os acertos devem ser feitos entre os dias 3 e 15 de setembro.

A situação só é possível graças às alterações feitas, em março, pela CBF no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas. O intuito é proporcionar aos jogadores mais tempo em atividade, já que muitos deles encerram seus contratos com os times que defendem ao fim do campeonato.

Este novo período de contratações está disposto pelo item "D", do inciso 3, do artigo 33 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas da CBF. Veja o trecho:

Série B
Legenda: Trecho que permite aos clubes da Série B se reforçarem com atletas oriundos da Série C.
Foto: Reprodução / Regulamento CBF

Porém, os clubes da Série B devem se atentar a uma situação específica. Os atletas contratados durante este novo período estipulado pela CBF só poderão ser inscritos na competição se substituírem jogadores que já estavam regularizados na lista. A data limite para os clubes completarem as 50 vagas que possuem direito é até o dia 25 de agosto. 

No momento, os clubes continuam tendo a oportunidade de contratar jogadores livres no mercado, sem contrato com alguma agremiação. 

JANELA MOVIMENTADA

Encerrada no dia 2 de agosto, a última janela de transferências movimentou bastante os times da Série B. Ao todo, 126 contratações para o torneio foram contabilizadas. Dentre elas, estão nomes com muita experiência como os atacantes Diego Souza, que foi para o Sport, André, na Ponte Preta, Kayke, na Chapecoense, e Nailton, no Criciúma.

Além deles, figurinhas conhecidas do futebol cearense como o meia Dodô (Atlético-GO), o atacantes Édson Cariús (Botafogo-SP) e Zé Roberto (Mirassol), o volante Felipe (Goiás), e os zagueiros Rafael Vaz (Londrina) e Genilson (ABC). Por falar em ABC, a equipe potiguar foi a que mais se reforçou, fazendo 13 contratações. Os que menos contrataram foram CRB, Criciúma e Novorizontino, com apenas três novos atletas incorporados.

O Ceará foi um dos que mais anunciou jogadores, com sete contratações no total. Chegaram em Porangabuçu, o zagueiro Sidnei, o lateral-esquerdo Paulo Victor, o volante Breno, e os atacantes Chrystian Barletta, Saulo Mineiro e Guilherme Bissoli. O Vovô também contratou o lateral-direito Orejuela, que não chegou nem a estrear com a camisa alvinegra.

 
Este conteúdo é útil para você?