Beldroega: o que é, para que serve e como cultivar

Hortaliça herbácea da família Portulacaceae possui folhas simples, suculentas e espessas

Escrito por Renato Bezerra ,
Beldroega
Legenda: A beldroega é uma planta rasteira e comestível, bastante comum no Brasil
Foto: Shutterstock.

Planta rasteira e comestível, a beldroega é bastante comum no Brasil e em países de clima quente, e facilmente encontrada em qualquer tipo de solo, especialmente quando úmido. Sua origem é da Ásia, onde já era usada por suas propriedades medicinais e alimentares milênios atrás. 

Veja também

Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), trata-se de uma hortaliça herbácea anual, da família Portulacaceae, com folhas simples, suculentas e espessas.

A espécie é selvagem e considerada uma erva daninha. No Brasil, é facilmente vista em jardins, terrenos baldios, hortas e em cultivados. Por ser de fácil propagação, também cresce em calçadas, cantos de muros, fazendo com que muitas pessoas a chamem de "mato".

Como identificar a planta?

Para identificar a planta, o engenheiro agrônomo Narciso Ferreira Mota destaca suas principais características. Entre elas, possuir folhas pequenas e carnudas, ovais e de um verde brilhante, com pequenas flores amarelas.

Os caules são na cor roxo-amarronzados e a planta cresce, rastejando pelo chão. 

Tipos de beldroega 

Conforme Narciso, existem dois tipos de beldroega: a Portulaca oleracea, com folhas de pontas arredondadas e flores amarelas e isoladas nas pontas dos ramos; e a Portulaca umbratícola, com flores de maior tamanho, variando nas cores branca, vermelha e em vários tons de rosa. Ambas são comestíveis. 

Portulaca umbratícola
Legenda: Um dos tipos da beldroega, a Portulaca umbratícola, possui flores de maior tamanho, variando nas cores branca, vermelha e em vários tons de rosa
Foto: Shutterstock

Diferença entre beldroega e onze-horas? 

O principal detalhe para diferenciar a beldroega da planta onze-horas (Portulaca grandiflora) é a característica das folhas, segundo explica o engenheiro agrônomo. 

As folhas da beldroega são chatinhas e bem ovuladas, enquanto a onze-horas tem folhas fininhas e compridas, igual a dedinhos. Outra diferença é que a onze-horas não é comestível. 

Beldroega em jardim
Legenda: No Brasil, a planta é facilmente vista em jardins, terrenos baldios, hortas e em cultivados
Foto: Shutterstock

Benefícios da beldroega

Apesar de passar despercebida por muita gente, a beldroega é considerada uma importante planta medicinal, com usos terapêuticos já consagrados no Brasil. Ainda conforme Narciso Mota, a beldroega tem propriedades diurética, emoliente, emenagoga, laxante e anti-inflamatória.

A herbácea é rica em substâncias como ômega 3, vitamina A, B, C, e minerais como magnésio, cálcio, potássio e ferro. É rica também em glicose, frutose e sacarose

Inflamações e queimaduras

Quando usadas sobre inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas e queda de cabelo, o suco das folhas da beldroega age como emoliente e de forma resolutiva. 

Veja também

É antioftálmica

A polpa da beldroega é antioftálmica, vulnerária e vermífuga. A planta é, ainda, um remédio eficaz nas afecções do fígado, bexiga e rins, e apresenta bom resultado contra o escorbuto, doença causada por uma grave deficiência de vitamina C na dieta. 

Trata doenças da bexiga

Também eficaz no tratamento de doenças da bexiga, colesterol, olhos, rins e vias urinárias, a beldroega age como um remédio diurético, laxativo (vermes), anti-inflamatório e ainda estanca o sangue de hemorragias gengivais.

Planta medicinal
Legenda: A beldroega é considerada uma importante planta medicinal
Foto: Shutterstock

Como cultivar a beldroega

O plantio da beldroega, conforme Narciso Mota, é por sementes, seja no solo ou em vasos. Se o semeio for feito em saquinhos para mudas ou copinhos de papel, a planta deve ser transplantada quando as mudas tiverem de quatro a seis folhas verdadeiras.

As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina, segundo ele.

"O espaçamento recomendado varia de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio e de 25 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo", explica.

Conforme a Embrapa, o semeio deve ser realizado em canteiros semelhantes aos utilizados para alface, com solos leves, bem drenados e ricos em matéria orgânica. A planta pode ser cultivada o ano inteiro, e na ausência de chuvas, deve-se irrigar duas vezes por semana.

Como consumir

As folhas da planta são consumidas cruas ou em sopas, tortas salgadas, em saladas e bolinhos. Segundo a Embrapa, os ramos suculentos devem ser bem lavados e higienizados após a colheita, colocados em embalagens plásticas, e armazenados sob refrigeração por até uma semana.

Consumo da beldroega
Legenda: As folhas da planta são consumidas cruas ou em sopas, tortas salgadas, em saladas e bolinhos
Foto: Shutterstock

Segundo acrescenta Narciso Mota, as folhas ricas em mucilagem possuem sabor levemente ácido e salgado, podendo ser combinada com tomate-cereja e pepino, quando usadas em saladas variadas. 

*Narciso Ferreira Mota é engenheiro agrônomo, especialista em Agroecologia, e servidor técnico administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

 

 

 

 

Assuntos Relacionados
Artur Bruno
23 de Fevereiro de 2021
Priscila Resende
21 de Novembro de 2020
Artur Bruno
01 de Setembro de 2020