Doodle do Google celebra o chilaquiles, prato típico da cultura mexicana; veja receita

Iguaria nasceu da necessidade de reaproveitar tortilhas velhas e é comumente consumida no café da manhã em diversos países

Escrito por Redação ,
Doodle do google sobre chilaquiles. Doodle do Google celebra o chilaquiles, prato típico da cultura mexicana; veja receita
Legenda: Doodle foi ilustrado pelo artista Chava Oropesa
Foto: reprodução

O buscador Google homenageia um prato típico da culinária mexicana, nesta quinta-feira (23), o chilaquiles. A tortilha, feita a base de milho, é comumente consumida no café da manhã em diversos países.

O nome da receita é originada da palavra da língua asteca "Nahuatl", que significa “pimentões e verduras”. Conforme informações do Doodle, a iguaria nasceu da necessidade dos povos da América do Norte de reaproveitar tortilhas velhas

"Eles encontraram magia depois de fritar tortilhas em tiras e refogá-las no molho. O prato do café da manhã evoluiu para tiras de tortilha fritas guarnecidas com creme, queijo fresco, cebola e abacate", detalha. 

Após ser publicado em um livro espanhol de 1898, o prato ganhou fama e se espalhou para fora do México. 

Veja também

Atualmente, o petisco à base de tortilha é encontrado em cardápios como opção de café da manhã ou de brunch — refeição que serve como desjejum e almoço.  

Segundo o Google, a preparação dos chilaquiles varia entre as diferentes regiões do México. Porém, sejam embebidos em salsa ou feitos de totopos torrados, o povo mexicano tem imenso orgulho dessa receita.

Receita de chilaquiles

Abaixo, confira passo a passo do prato, conforme informações da revista Superinteressante.

Ingredientes

  • Tortillas (pães mexicanos achatados, dá para comprá-los prontos);
  • 7 a 8 tomates;
  • 1 cebola;
  • 2 pimentas guajillo secas e sem sementes;
  • 4 a 5 pimentas serrano;
  • 2 dentes de alho;
  • Sal, orégano e pimenta do reino a gosto. 

Modo de preparo

  1. Ferva água em uma panela. Como as pimentas serrano demoram para cozinhar, comece por elas. Em seguida, adicione os tomates sem talo, as outras pimentas, a cebola e o alho. Cozinhe até os tomates amolecerem.
  2. Em um liquidificador, bata a mistura com um pouco da água do cozimento. O molho deve ficar homogêneo e líquido, mas não aguado. Então, ajuste orégano e sal a gosto.
  3. As tortillas já devem estar cortadas em formato de triângulos do tamanho de nachos. Depois, passe elas na frigideira ou toste no forno rapidamente. 
  4. Em seguida, adicione óleo a uma frigideira e coloque o molho. Diminua o fogo e deixe cozinhar até escurecer e engrossar um pouco. 
  5. Coloque as tortilhas já tostadas na panela, mexa rapidamente e tire do fogo. Sirva rápido para elas não amoleçam.
  6. Por fim, complete com queijo branco e crema — espécie de molho feito com um copo de leite, uma colher de leitelho ou de creme azedo —, que pode ser substituído por iogurte, e adicione uma colher de suco de limão e sal.
Assuntos Relacionados