Flat white: conheça bebida à base de café homenageada pelo Google

Saiba como preparar drink que leva expresso e leite

Escrito por Redação ,
Imagem mostra barista preparando um flat white. Flat white: conheça bebida a base de café homenageada pelo Google
Legenda: Receita surgiu na Oceania na década de 1980
Foto: Shutetrstock

A semana começou com um cafezinho especial sendo homenageado pelo Doodle do Google: o flat white. Nesta segunda-feira (11), a plataforma celebra o aniversário de 13 anos da inserção do nome da bebida no Dicionário Oxford — publicado pela britânica Universidade de Oxford.

Resultado da mistura entre café expresso e leite vaporizado, o drink surgiu na Oceania na década de 1980, quando começou a ser oferecido como opção em cardápios da Austrália e da Nova Zelândia, conforme informações do buscador.

Veja também

O termo em inglês "flat white" pode ser traduzido livremente como "branco plano", e faz referência ao fato da bebida ser mais "lisa" do que cappuccinos ou lattes, já que oferece uma opção de café com leite com menos espuma que as anteriores. 

Quando surgiu, era servido somente com leite integral, mas atualmente também pode ser encontrada em versões veganas — feitas com leite vegetal, como o de amêndoa. A receita pode ser encontrada em todo o mundo. 

Como fazer flat white    

A receita da bebida é simples e, na versão clássica, utiliza somente dois ingredientes: café expresso e leite vaporizado. Abaixo, confira o passo a passo para preparar um flat white, baseado no servido pela rede Starbucks (que disponibiliza a versão temperada com especiarias):

Ingredientes

  • 2 doses de café expresso;
  • 175 ml de leite (integral ou vegetal).

Modo de preparo

  • Faça as duas doses de café expresso e reserve;
  • Em seguida, aqueça e vaporize o leite manualmente, com o uso de um mixer, ou com a ajuda de um liquidificador, ou um espumador/vaporizador;
  • Então, coloque o café na xícara/copo e acrescente o leite. A bebida é tradicionalmente servida quente. 
Assuntos Relacionados