Morre a atriz espanhola Pilar Bardem, mãe do vencedor do Oscar Javier Bardem

Pilar tinha uma carreira sólida na Espanha, onde ganhou o Prêmio Goya de melhor atriz coadjuvante por "Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos"

Escrito por AFP ,
pilar bardem
Legenda: Atriz Pilar Bardem tinha 82 anos
Foto: Gabriel Bouys/AFP

A atriz espanhola Pilar Bardem, mãe do vencedor do Oscar Javier Bardem e membro de um grupo renomado de intérpretes, morreu neste sábado (17), segundo anunciaram seus filhos nas redes sociais. Ela tinha 82 anos. 

"Queremos compartilhar a notícia de que nossa mãe, nosso exemplo, faleceu. Partiu em paz, sem sofrer, e cercada pelo amor de seus entes", informaram Carlos, Mónica e Javier em nota publicada no Twitter.

Nascida na cidade de Sevilha em 1939, Pilar Bardem era filha de um casal de atores e irmã do conhecido cineasta Juan Antonio Bardem.

Seus três filhos também se dedicaram à atuação, alcançando, no caso de Javier, fama internacional com o Oscar por seu papel em "Onde os Fracos Não Têm Vez", dos irmãos Coen.

Prêmio Goya

Com dezenas de filmes, peças de teatros e séries, Pilar tinha uma carreira sólida na Espanha, onde ganhou o Prêmio Goya de melhor atriz coadjuvante por "Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos", em 1995.

Com fortes convicções progressistas, sua faceta de ativista também era conhecida, tanto em causas solidárias quanto pela melhoria das condições do sindicato de atores.

“Ele nos deixa seu enorme legado no cinema, no teatro e na televisão. Mas a grande Pilar Bardem era, antes de tudo, uma defensora da igualdade, da liberdade e dos direitos de todas e todos”, tuitou o chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez.

Demonstrações de carinho pela atriz se sucederam durante a noite, procedentes de todas as esferas da cultura, principalmente do cinema espanhol.

Pilar Bardem também era sogra de Penelope Cruz, ganhadora do Oscar e mulher de seu filho Javier.

Assuntos Relacionados