Calcular bem o tempo e começar por questões mais simples são dicas para prova de Matemática no Enem

Professor indica resolver provas anteriores de Matemática e folhear todas as questões antes de começar a resolução

Legenda: Durante todo o período de preparação para o Enem, é fundamental treinar a resolução de exercícios e de provas anteriores.
Foto: Divulgação

Uma tarefa difícil é considerada um bicho de sete cabeças. Um ditado bastante conhecido diz que mais vale um pássaro na mão que dois voando. O clássico da mitologia greco-romana conta sobre “Os 12 trabalhos de Hércules”. As sete notas musicais também estão lá compondo as partituras. Sem dúvida, os números, de alguma forma, fazem parte do cotidiano de qualquer pessoa. Apesar de estar presente até mesmo nas atividades mais simples, como fazer uma compra e conferir o troco, a disciplina que estuda os símbolos numéricos, fórmulas e teoremas ainda assusta muitos estudantes que vão fazer as provas do Exame Nacional do Exame Médio (Enem).

Enfrentar o medo se preparando bem e resolver as questões de forma a obter os melhores resultados estão entre as orientações de profissionais que atuam nessa área. O administrador de empresas José Landsberg Costa ministra as disciplinas de Matemática Financeira e Finanças na Universidade de Fortaleza (Unifor) e destaca a importância de calcular e organizar bem o tempo para responder melhor todas as provas, inclusive a de Matemática.

O professor indica que é necessário olhar todas as questões da prova de matemática antes de começar a resolvê-las. “O ideal é o aluno começar a resolução da prova pelas questões com as quais tem mais familiaridade com o conhecimento ou que julgue mais fáceis. Isso ajuda a ganhar tempo, ganhar velocidade e também a resolver com mais segurança”, orienta o professor. Só depois dessa análise e da resolução das questões consideradas mais simples, é que o estudante deve partir para os problemas mais complexos, explica Landsberg Costa.

“No final, é importante fazer uma revisão rápida, principalmente no momento de marcar o gabarito. Não deixar para marcar todo o gabarito faltando pouco tempo para o final. A pressa pode confundir a marcação do gabarito”, destaca o professor. Durante todo o período de preparação para o exame, é fundamental treinar a resolução de exercícios e de provas anteriores.

“No período de preparação, é interessante o aluno tentar resolver as provas anteriores. Dar uma analisada nesses exames anteriores tentando resolvê-los. Se possível até de forma cronometrada, para ver quanto tempo está levando em cada prova”, orienta Costa.

Origem da Matemática

Assuntos ligados à Química, Física, Biologia, Administração, Contabilidade, Economia, Finanças, entre diversas áreas de ensino e pesquisa, utilizam bases matemáticas para estabelecer resultados concretos e objetivos. Afinal, é através da matemática, ciência do raciocínio lógico e abstrato, que profissionais do ramo e pesquisadores realizam diversos estudos, operações e cálculos para determinar medidas, tamanho de espaços, estruturas e variações.

Estima-se que ela tenha nascido há mais de cinco mil anos entre os povos babilônios e egípcios. Desde sua origem, a matemática era usada para o desenvolvimento de conhecimentos de astronomia e para calcular a distribuição de pães e de colheitas para a população. Chineses, gregos e hindus também já desenvolviam fórmulas de cálculo há cerca de três mil anos. Eles adaptaram, por exemplo, métodos para as equações de segundo grau por intermédio da álgebra ou pela geometria.

Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 22 anos e tornou-se a maior porta de entrada para o ensino superior, seja público ou particular, no Brasil. Mais de 325 mil pessoas no Ceará tiveram inscrição confirmada neste ano pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid-19, a quantidade de inscritos no Enem registrou um aumento de 13,5% frente à edição passada. O total de pessoas que se inscreveu chegou a 5.783.357.

Ao longo de dois dias de exames, o aluno participa do Enem para obter a avaliação individual do desempenho estudantil em que o conhecimento sobre as diversas disciplinas. Em um total de 10 horas e 30 minutos, os estudantes respondem provas com questões relacionadas às Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática e suas tecnologias.

Cinco dicas para a prova de Matemática

  1. Resolver provas anteriores do Enem, cronometrando o período de resolução, se possível
  2. Tentar não estudar no dia anterior à prova e reservar esse tempo para descansar. O ideal é estar mais relaxado no dia da prova.
  3. Primeiramente ler todas as questões e folhear a prova inteira.
  4. Identificar as questões entre as mais fáceis, médias e mais difíceis
  5. Começar a resolução da prova pelas questões com as quais há mais familiaridade ou que julgar mais fáceis.

Apoio: