Rota Fortaleza-Bogotá pode ser retomada por Avianca colombiana

Empresa estrangeira estuda retomar trecho que era operado pela Avianca Brasil, companhia independente do grupo colombiano. Rota foi encerrada em abril deste ano em meio ao processo de recuperação judicial da empresa

Escrito por Bruno Cabral , bruno.cabral@svm.com.br
Legenda: Companhia tenta desvincular sua imagem da Avianca Brasil, em processo de recuperação judicial

Com planos de ampliar a presença no mercado brasileiro, a companhia aérea colombiana Avianca estuda abrir uma rota entre Fortaleza e Bogotá (Colômbia) a partir do próximo ano. Segundo o presidente e CEO da empresa, Anko van der Werff, a operação depende, principalmente, da disponibilidade de aeronaves previstas para 2020. A ideia, ele diz, é abrir até três destinos no Brasil no próximo ano, sendo um já no primeiro semestre. Hoje, a Avianca opera apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo.

"Nós estamos analisando múltiplos destinos no Brasil e, definidamente, nós também estamos olhando para Fortaleza. Nós estamos vendo o crescimento que aconteceu nos últimos anos e nós estamos vendo o que a Air France, KLM e a Gol fizeram lá. E nós vamos ver a possibilidade de um vôo entre Bogotá e Fortaleza", disse van der Werff, ontem (28), durante o 16° Fórum da Associação Latino-americana e do Caribe de Transporte Aérea (Alta).

"Estamos finalizando o desenho da malha (aérea da companhia) para o próximo ano, o que leva alguns meses, e estamos vendo essa possibilidade de abrir um novo destino no Brasil até junho e outros dois ao longo do ano".

O trecho Fortaleza-Bogotá foi operado pela Avianca Brasil (empresa independente do grupo colombiano) até abril deste ano, quando a companhia brasileira entrou em recuperação judicial. Além de Fortaleza, a empresa colombiana também avalia a possibilidade de oferecer vôos para Recife e Salvador, que também tinham voos para Bogotá pela Avianca Brasil.

Durante coletiva de imprensa, o CEO da Avianca anunciou que a partir de 2020 a companhia fará o compartilhamento de voos, serviços e de canais de venda (codeshare) com a Gol, ação que faz parte do plano de transformação "Avianca 2021", além de manter o codeshare com a Azul.

Sobre os problemas enfrentados pela Avianca Brasil e os prejuízo causados a passageiros brasileiros, van der Werff fez questão de afirmar que se tratam se companhias distintas. “A Ocean Air é uma companhia completamente diferente, que infelizmente usava nosso nome. Entendemos que as pessoas fiquem confusas por conta dos mesmo nomes, mas são companhias diferentes, com uma administrações diferentes, com operações e sistemas próprios, que têm modelos de negócios diferentes. Temos que deixar claro que a Avianca Holdings não é a Avianca Brasil”, disse.

Avianca Holdings

Hoje, a Avianca conta com 176 aviões que fazem mais de 700 vôos diários em 130 rotas. A companhia atende 44 destinos internacionais, em 27 países das Américas e Europa. Ao longo deste ano, a companhia suspendeu 25 rotas não rentáveis, redistribuindo a capacidade para Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Barcelona (Espanha).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados