Serviços e instituições são afetados por causa do coronavírus no Ceará; veja o que mudou

Confira lista de órgãos que alteram horário ou suspenderam atividades

Escrito por Redação ,
Legenda: Simulação da imagem de microscópio do Covid-19
Foto: AFP

Instituições e empresas no Ceará tomaram medidas para evitar a proliferação do coronavírus alterando horários, forma de atendimento e até mesmo suspendendo serviços. O Ceará tem nove casos confirmados, 62 suspeitos e 99 descartados, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgado na tarde desta segunda-feira (16). 

12 atitudes: o que fazer para evitar a doença ou transmitir
Diário lança e-book para compartilhar pelo WhatsApp

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Na tarde desta segunda-feira (16), a Universidade de Fortaleza publicou nota informando a "interrupção temporária das aulas". A decisão é válida, de acordo com a universidade, a partir das 17h20 desta segunda e vai até o dia 31 de março. 

"Em razão do registro dos primeiros casos do Covid-19 no Ceará, confirmados pela Secretadia da Saúde do Estado, a Universidade de Fortaleza suspende, preventivamente, as atividades letivas presenciais". A medida atinge a Graduação, a Pós-Graduação, a Educação Executiva e os cursos gratuitos do Centro de Formação Profissional. 

UFC

Na noite desta segunda-feira (16), a Universidade Federal do Ceará divulgou, em nota, que também suspendeu as "atividades acadêmicas e administrativas presenciais – exceto aquelas consideradas essenciais – a partir desta terça-feira (17) e até o dia 31 de março de 2020". O reitor Cândido Albuquerque informou, pelas redes sociais da universidade, que serão 15 dias de suspensão. 

"Nós estaremos com as atividades presenciais suspensas mas manteremos as atividades remotamente no que for possível fazê-lo", comentou o reitor. O restaurante universitário, por exemplo, continuará funcionando, de acordo com o reitor. "Para atender os alunos residentes, da Residência Universitária, e os alunos inscritos na PRAE [Pró-reitoria de Assuntos Estudantis]". 
 

UECE 

As aulas da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram suspensas até o dia 31 de março. 

IFCE 

Por deliberação do Comitê de Combate ao Covid-19 no Instituto Federal do Ceará (IFCE), em reunião na manhã desta segunda (16), as atividades acadêmicas em todos 33 campi da instituição e no Polo de Inovação Fortaleza foram suspensas até o dia 3 de abril.  

Além disso, os setores administrativos dessas unidades e da reitoria funcionarão em regime de plantão dos serviços essenciais (com revezamento de servidores e terceirizados, de forma a evitar aglomerações) e trabalho remoto (home office), cabendo ao gabinete do reitor e aos diretores-gerais definir essa escala de funcionamento em cada local. 

UNIFANOR

O Centro Universitário Unifanor também anunciou a suspensão de aulas presenciais "por ora, sem tempo determinado", a partir desta terça-feira (17).

UFC 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu o Comitê de Gerenciamento de Crise sobre o Novo Coronavírus, nesta sexta-feira (13), e decidiu suspender todas as atividades que reúnam mais de 100 pessoas

URCA E UFCA

A Universidade Regional do Cariri (Urca) suspendeu todas as atividades acadêmicas presenciais (de Graduação e Pós-graduação), em todos os campi da instituição (Pimenta, São Miguel, Violeta Arraes, Crajubar, Campos Sales, Iguatu e Missão Velha), bem como as atividades no Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, Núcleo de Práticas Jurídicas, Ipesc, Lira Nordestina, Geoparque Araripe, Restaurante Universitário, Residência Universitária, no período de 17 a 31 de março de 2020.

As atividades administrativas serão desenvolvidas em regime especial e posteriormente regulamentadas em portaria.

Na Urca, a medida afeta aproximadamente 14 mil estudantes, que estão divididos em cinco campus, em Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha. A instituição possui 22 cursos de graduação. As atividades acadêmicas estão suspensas até o próximo dia 31.

POLÍCIA FEDERAL

A Polícia Federal informou que os atendimentos das unidades da PF referentes aos serviços de emissão de passaportes e de regularização migratória de imigrantes, mesmo que previamente agendados, estarão limitados às situações consideradas de extrema necessidade, segundo avaliação da unidade descentralizada.

POLÍCIA CÍVIL - BOLETIM DE OCORRÊNCIA

O registro de boletins eletrônicos de ocorrências de onze tipos de crimes, que antes podia ser feito de forma presencial em delegacias ou pela internet, agora deve acontecer de forma exclusiva pela Delegacia Eletrônica (Deletron).

SISTEMA FECOMÉRCIO

Sistema Fecomércio Ceará suspendeu as atividades abertas ao público realizadas pelas suas instituições Sesc e Senac, em todo o estado. As atividades estão suspensas por um período de 15 dias a contar desta quarta-feira (18).

TRE

O mutirão de fechamento do cadastro, inicialmente programado para ocorrer de 22/4 a 6/5, em Fortaleza, foi cancelado. O atendimento ao público será em regime de plantão, restrito a casos urgentes e com a devida comprovação, no período de 17 a 27/3, em todo o Ceará.

Em Fortaleza, apenas funcionará a Central de Atendimento ao Eleitor, na Praia de Iracema. As demais unidades ficarão fechadas.

PRF 

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Ceará modificou o horário de funcionamento, a partir desta terça-feira (17). O local vai realizar atendimentos de 10 às 14h, no intuito de diminuir a circulação de pessoas e minimizar os riscos de contaminação do Covid-19. 

Centro Cultural Banco do Nordeste 

As atividades dos Centros Culturais Banco do Nordeste em Fortaleza, Juazeiro do Norte e em Sousa, na Paraíba, também foram suspensas. A instituição informou que está seguindo as orientações do Ministério da Saúde (MS) para prevenção ao Covid-19. 

TRT 

O Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRT-CE) adotou medidas, a partir desta segunda-feira (16), para funcionamento interno e externo do órgão. 

Atendimento ao público será realizado apenas por telefone ou por meio eletrônico. As audiências ficam suspensas até o dia 27 de março. Prazos processuais não serão afetados, segundo o Tribunal.

"A suspensão de audiências abrange as varas trabalhistas da capital, região metropolitana e interior do Estado e audiências no Centro de Conciliação (Cejusc). As sessões de julgamento de Turmas, Tribunal Pleno e Seções Especializadas poderão ser suspensas, a critério do presidente do órgão julgador", informou o TRT.

No funcionamento interno, qualquer juiz, servidor, estagiário ou funcionário terceirizado que apresentar febre ou sintomas respiratórios passa a ser considerado caso suspeito e entrará em licença médica. 

MPCE 

O Ministério Público do Ceará (MPCE) suspendeu eventos, audiências públicas, cursos e treinamentos presenciais organizados pelo órgão. Um Ato Normativo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, regulamentando os procedimentos internos. As normas começaram valer nesta sexta-feira (13). 

SEMACE

O atendimento presencial na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está suspenso “até segunda ordem”. A decisão, de caráter preventivo, foi anunciada nesta segunda-feira (16). A medida vale para a sede da Semace, em Fortaleza, e para os prédios das diretorias do Crato e de Sobral.

Na manhã desta segunda, os atendimentos na sede da Rua Jaime Benévolo foram realizados com o uso de máscaras de proteção individual, informou o órgão. Agora, “deverão ser feitos via telefone, skype ou e-mail”, orienta a norma baixada pela Superintendência. Casos “excepcionais” de demanda por atendimento presencial serão analisados pela diretoria do órgão. A Semace atende pelos telefones: 0800 275 22 33, 3101-5515, 3101-5580 ou 3254-3083.

PORTO IRACEMA DAS ARTES

A escola Porto Iracema das Artes, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, comunicou a suspensão de aulas e eventos nos próximos 15 dias. As atividades administrativas da instituição serão mantidas. 

CAGECE

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que, a partir desta quarta-feira (18), as lojas de atendimento da empresa em Fortaleza e no interior passarão a funcionar com serviços reduzidos. 

Com isso, a companhia passará a atender nas lojas, presencialmente, os seguintes serviços:

- Emissão de segunda via de fatura;
- Religação de água com alteração de titularidade;
- Alteração de titularidade;
- Negociação de débitos;
- Solicitação de corte;
- Regularização de fraude/débito;
- Ligação de água.

No caso de clientes corporativos, os atendimentos presenciais estão temporariamente suspensos e passam a ser realizados exclusivamente por telefone ou email. Os serviços podem ser solicitados por meio da Central de Atendimento (0800.275.0195), pelo aplicativo Cagece Ap ou pelo site.

Tira as dúvidas sobre o novo coronavírus: 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do Covid-19, no dia 11 de março. O órgão alertou que o número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar nos próximos dias e semanas.

O termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes com transmissão sustentada entre as pessoas.

Casos confirmados no Brasil

TRANSMISSÃO E CUIDADOS

O novo vírus é transmitido por vias respiratórias, pelo ar, e por gotículas de saliva que saem em um espirro ou tosse, por exemplo, e também podem ser transferidas por contato físico ou superfícies contaminadas.

SINTOMAS

Os principais sintomas são tosse seca, febre e cansaço. Algumas pessoas podem sentir dores no corpo, inflamação na garganta, congestionamento nasal e diarreia.

PREVENÇÃO

As pessoas devem ter cuidado com a higienização das mãos e evitar tocar mucosas do olho, nariz e boca.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados