Coronavírus: UFC suspende atividades com mais de 100 pessoas e estuda implementar aulas remotas

Medida foi tomada em reunião do comitê, nesta sexta-feira (13)

Escrito por Redação ,

A Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiu hoje (13), em reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise sobre o Novo Coronavírus, algumas ações a serem tomadas visando prevenir a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), entre elas suspender todas as atividades que reúnam mais de 100 pessoas.

A medida impacta nos Encontros Universitários, sediados pela UFC, que aconteceriam entre os dias 1 e 3 de abril de 2020 e foram adiados para maio deste ano. Entre as decisões tomadas pelo comitê, a instituição informou que avalia a implementação de aulas remotas. 

"Recomendamos que, a critério da direção de cada unidade, seja iniciado planejamento remoto das atividades acadêmicas e administrativas de modo a reduzir os encontros presenciais, evitando impactos no calendário acadêmico, que segue sem alteração", explica o ofício emitido após a reunião. Também estão suspensas de viagens internacionais e visitas de pessoas oriundas do exterior a Universidade.

Coronavírus no Ceará

O Ceará não tem casos confirmados do coronavírus (Covid-19). O último boletim -atualizado, na quinta-feira (12), pelo Ministério da Saúde, informou que o Ceará investiga 20 casos suspeitos de coronavírus, estando todos os pacientes em isolamento domiciliar. Fortaleza lidera com 15 casos supeitos, seguida por Crato (2), Aquiraz (1), Caucaia (1) e Quixadá (1). Outros 62 casos foram descartados, totalizando 82 notificações da doença em todo o território cearense.

Medidas de prevenção

Na última quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) anunciou medidas na estrutura da rede pública como ações de prevenção em caso de confirmação da doença. Foram liberados R$ 45 milhões para compra de insumos hospitalares e tratamento de pacientes. O Governo do Estado também vai expandir os leitos de retaguarda e de UTI em Fortaleza e no interior.

Isolamento

O Ministério da Saúde recomentou, nesta sexta-feira (13), que os viajantes que voltam do exterior, para o Brasil, devem ficar em isolamento domiciliar, mesmo que estejam sem sintoma. O órgão afirmou que as pessoas devem passar 7 dias em casa, caso estejam sem sintomas.  Se, durante a isolação, esses viajantes sintam falta de ar ou febre com tosse, devem procurar uma unidade de saúde. As pessoas com sintomas devem ficar isoladas durante 14 dias.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados