Duas novas linhas previstas
Escrito por
Redação
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Além das linhas Sul e Oeste na qual está trabalhando, o Metrofor pretende continuar expandindo sua malha
Duas novas linhas estão em fase de estudos de projetos para serem implantadas pelo Metrofor em Fortaleza no futuro. A informação é do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes. A linha que está mais próxima de se tornar realidade, de acordo com o executivo, é o Ramal Mucuripe, que irá interligar o bairro com a Estação da Parangaba, parte da Linha Sul. A linha férrea deste projeto terá 16 quilômetros e contará com sete estações. “Esse estudo foi aprovado pela empresa espanhola Eptisa, que financia projetos pelo mundo. Ainda não tem data certa, mas é garantido que ele vai sair do papel”, assegura.
O Ramal Mucuripe foi incluído no projeto Copa 2014, que pleiteia a participação de Fortaleza, junto com o Brasil, para sediar a Copa do Mundo de Futebol. “O projeto será concretizado, mas se a copa acontecer mesmo aqui, com certeza tudo sairá mais rápido”, acredita Rômulo Fortes. O ramal funcionará com VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) à diesel.
A outra linha, segundo ele, é a Leste, cuja saída é prevista da Estação João Felipe, no Centro, indo inicialmente até o Papicu. O eixo passa por baixo da Avenida Santos Dumont, sendo toda a linha subterrânea. “Esse estudo foi feito, em 2001. Até o fim deste ano, devemos concluir a atualização do estudo, aumentando a via até a Universidade de Fortaleza (Unifor) ou mais adiante”, adianta, justificando que a Capital cresceu para aquele lado da cidade. “Lá aconteceu um incremento na atividade econômica e educacional, com a implantação de diversas instituições de ensino”, frisa Fortes.
Na Região Metropolitana, está prevista ainda a ligação do Ramal de Maranguape com a Estação de Maracanaú. Atualmente, o Metrofor trabalha nas linhas Sul e Oeste. Posteriormente, observa, a Oeste, será transformada em metrô, uma vez que essa idéia encontra-se hoje suspensa.
“Também serão construídas cinco novas estações nessa linha”, adianta, completando que as novas linhas serão realidade, uma vez que o sistema de transporte da cidade está saturado e não suporta mais o trânsito sobre rodas. Rômulo Fortes participou ontem de encontro jornalistas do Diário do Nordeste.
KÉLIA JÁCOME
Repórter
Duas novas linhas estão em fase de estudos de projetos para serem implantadas pelo Metrofor em Fortaleza no futuro. A informação é do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes. A linha que está mais próxima de se tornar realidade, de acordo com o executivo, é o Ramal Mucuripe, que irá interligar o bairro com a Estação da Parangaba, parte da Linha Sul. A linha férrea deste projeto terá 16 quilômetros e contará com sete estações. “Esse estudo foi aprovado pela empresa espanhola Eptisa, que financia projetos pelo mundo. Ainda não tem data certa, mas é garantido que ele vai sair do papel”, assegura.
O Ramal Mucuripe foi incluído no projeto Copa 2014, que pleiteia a participação de Fortaleza, junto com o Brasil, para sediar a Copa do Mundo de Futebol. “O projeto será concretizado, mas se a copa acontecer mesmo aqui, com certeza tudo sairá mais rápido”, acredita Rômulo Fortes. O ramal funcionará com VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) à diesel.
A outra linha, segundo ele, é a Leste, cuja saída é prevista da Estação João Felipe, no Centro, indo inicialmente até o Papicu. O eixo passa por baixo da Avenida Santos Dumont, sendo toda a linha subterrânea. “Esse estudo foi feito, em 2001. Até o fim deste ano, devemos concluir a atualização do estudo, aumentando a via até a Universidade de Fortaleza (Unifor) ou mais adiante”, adianta, justificando que a Capital cresceu para aquele lado da cidade. “Lá aconteceu um incremento na atividade econômica e educacional, com a implantação de diversas instituições de ensino”, frisa Fortes.
Na Região Metropolitana, está prevista ainda a ligação do Ramal de Maranguape com a Estação de Maracanaú. Atualmente, o Metrofor trabalha nas linhas Sul e Oeste. Posteriormente, observa, a Oeste, será transformada em metrô, uma vez que essa idéia encontra-se hoje suspensa.
“Também serão construídas cinco novas estações nessa linha”, adianta, completando que as novas linhas serão realidade, uma vez que o sistema de transporte da cidade está saturado e não suporta mais o trânsito sobre rodas. Rômulo Fortes participou ontem de encontro jornalistas do Diário do Nordeste.
KÉLIA JÁCOME
Repórter
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