Aprenda como montar um negócio do zero
Com dicas de especialistas, veja de que forma iniciar no empreendedorismo com o pé direito. Conheça sete passos fundamentais para o sucesso.
Seja por falta de oportunidade no mercado de trabalho ou para complementar a renda doméstica, muitas pessoas estão empreendendo atualmente por necessidade, revela Desirée Mota, conselheira e ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE).
Veja também
Ela orienta os novos empreendedores que, inicialmente, pesquisem bem para saber como e onde investir. "Conhecer o negócio, ou seja, o ramo de atividade, é um passo à frente. É essencial ter amplo conhecimento do mercado, do cliente, do fornecedor e do concorrente; fazer um bom plano de negócio para analisar a viabilidade econômico-financeira e saber com quanto tempo esse negócio irá dar retorno", indica a gestora, que também é servidora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE) e ex-secretária de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).
Para quem quer montar um negócio do zero, o mestre Randal Glauber Santos Mesquita, consultor especialista em Gestão de Varejo e Serviços e professor da Faculdade CDL de Fortaleza, esclarece que nem toda boa ideia resultará em um bom negócio.
Veja também
"Já é ponto pacífico entre os especialistas que a execução rápida e assertiva é tão importante quanto ter uma boa ideia de negócio. Não são raros os exemplos nos quais vemos empreendedores apegados a ideias até interessantes, no entanto com execução lenta e complexa, comprometendo o êxito do negócio logo no seu início", pontua o docente.
Ele orienta os novos empreendedores com sete passos para montar um negócio do zero. Confira o gráfico.
Dicas extras
Desirée Mota, que também é graduada em Direito, especialista em Gestão Pública e Consultoria Empresarial e mestre em Economia, frisa outros pontos importantes a quem está começando a empreender. "Ter um plano de vendas com relação aos produtos e serviços que irá oferecer. Tenha um objetivo com metas claras e mensuráveis. Crie algo que seja uma referência para as pessoas, pois o cliente hoje está cada dia mais exigente", reforça.
Veja também
Realizar pesquisa de mercado e identificar o público-alvo (persona) para posterior segmentação são outros tópicos lembrados pela profissional.
Ela complementa que na crise aparecem as oportunidades, e nos momentos em que há mudanças de comportamento das pessoas, o empreendedor que busca atender essas novas demandas sairá na frente.
"Nunca pare de estudar. Empreendedores de sucesso são curiosos e inquietos. O aprendizado deve ser contínuo, sobretudo buscando inspiração em histórias empreendedoras locais. Escolas de negócios como a Faculdade CDL e instituições de incentivo ao associativismo, como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) têm papel fundamental no desenvolvimento da cultura empreendedora", arremata o professor Randal Mesquita.