Confira dicas de como empreender com sucesso; veja perguntas e respostas

Especialistas orientam como começar um novo negócio e obter bons resultados

Ter o próprio negócio é um sonho de muitos brasileiros. No entanto, para iniciar um empreendimento é preciso mais do que vontade e uma ideia inovadora. É necessário planejamento e bastante conhecimento, segundo especialistas da área. 

Para a professora da disciplina de empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará, Josimeire Alves, uma das principais chaves para começar a empreender com sucesso é compreender com propriedade o mercado em que está se inserindo, ter conhecimento e experiência na área de atuação e paixão.

"É preciso compreender o comportamento do mercado em si e das pessoas que podem vir a se tornar clientes, é necessário conhecer a real necessidade daquele cliente, para assim propor uma solução", explica.

"É preciso preparo, conhecimento de ferramentas de gestão e planejamento do negócio, isso do ponto de vista técnico. Do ponto de vista pessoal, ele tem que ter experiência no que está se propondo a fazer, conhecimento no setor que ele está pensando em empreender e paixão por aquilo que ele vai fazer", comenta.

Já para Alice Mesquita, assessora executiva do Sebrae-CE, o primeiro passo a ser dado é ter uma boa ideia que atenda a uma oportunidade.

"Ter uma ideia, não basta. É importante fazer perguntas e respondê-las: porque eu quero iniciar esse negócio? porquê as pessoas comprariam esse produto? O que eu já conheço dessa atividade, quais são meus pontos fortes e o que ainda preciso aprender?", analisa.

Principais erros

Um dos principais erros cometidos pelos novos empreendedores é não compreender de fato, qual é o seu público-alvo e quais são suas necessidades. Segundo Alves, não ter um público focalizado, pode fazer com que o empreendedor entre em áreas, onde o mercado já esteja "muito saturado", ou que não há uma perspectiva de crescimento.

"Sem organização, ele (o empreendedor) pode acabar entregando aquilo que o mercado não precisa, em um mercado saturado, ou até mesmo em um mercado que ele não tem experiência e conhecimento, que são importante para gerenciar o novo negócio", pontua.

Na visão de Mesquista, um dos erros mais comuns é acreditar "demais na ideia" e não ficar atento ao mercado e não ter persistência no novo negócio. "O principal erro é a falta de planejamento e isso inclui: não entender qual é o seu público alvo e sair “atirando” para todos os lados, não saber qual é custo do seu negócio, quanto a empresa necessita mês a mês para funcionar, qual o capital de giro necessário isso impacta no fluxo de caixa e na projeção das vendas", avalia.

Perguntas e respostas: como empreender com sucesso

  • Por onde devo começar?

De acordo com a professora Josimeire Alves,  antes de iniciar um novo negócio, é preciso estar atento há alguns quesitos. Veja:

-Entender o comportamento do mercado

-Identificar especificamente o que o cliente deseja

-Acompanhar as tendências 

-Se atualizar sempre 

-Apostar no conhecimento e na experiência 

-Ter fontes de relacionamento (network)

-Organização e planejamento

  • Como empreender sem uma boa ideia de negócios?

Para Alves, nesses casos, o aconselhável é acompanhar as tendências de mercado, estar bem informado e ter network.  "Para começar algo sem ideias, é preciso acompanhar tudo, jornais, revistas, redes sociais? Onde está sendo investido neste momento? O que as pessoas estão mais precisando agora?", afirma.

São vendo essas tendências, que o empreendedor pode começar a pensar e compreender melhor o que o mercado está precisando".

  • Como começar do zero?

A assessora do Sebrae avalia que nesses casos é importante estar seguro com sua ideia e buscar obter conhecimento sobre o mercado em que se deseja atuar. "É importante participar de cursos, seminários que lhes mostre as possibilidades de mercado. O mais importante é não iniciar se você não está seguro do que está fazendo, trace um plano com metas bem definidas e procure ajuda de especialista caso necessário", comenta.

  • Como iniciar com pouco dinheiro?

Para aqueles que desejam empreender, mas não possuem uma reserva financeira elevada, o recomendado é que se busque os "próprios recursos", que é pedir ajuda as pessoas mais próximas, como família e amigos.

"A primeira opção de financiamento que a gente aconselha são os recursos próprios, família ou amigos, aquele grupo mais próximo do empreendedor que acredita no sonho dele também. Dentro desses recursos, o empreendedor deve se adequar ao que ele tem, depois conforme for crescendo se adequar a outras formas de financiamento", pontua Josimeire Alves.

Na análise de Mesquista, após a realização do plano de negócios, o empreendedor pode ter uma visão mais ampla do volume de recursos necessários para começar.

"Hoje é comum as pessoas empreenderem e irem escalando, ganhando escala, aumentando o volume de produção e de vendas aos poucos. Se isso ficar claro no plano de negócio o empreendedor terá mais segurança. O importante é ter determinação e não desistir no primeiro obstáculo ", avalia.

Você tem interesse em receber mais conteúdo do Vem Empreender?

Assuntos Relacionados